Dia Mundial da alimentação 2019 – Em 16 de outubro, 150 países liderados pela ONU FAO se reuniram para tomar medidas e aumentar a conscientização sobre a fome mundial e a necessidade de garantir dietas saudáveis para todos.
Depois de um período de declínio, a fome mundial está em ascensão novamente. De acordo com a organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente mais de 815 milhões pessoas não têm o suficiente para comer.
O aumento da obesidade é outro grande desafio na luta contra a desnutrição: os dados da FAO mostram que mais de 670 milhões adultos e 120 milhões de meninas e meninos entre as idades de 5 e 19 anos são obesos, e mais de 40 milhões de crianças menores de 5 anos estão com sobrepeso. Hoje, a obesidade e outras formas de desnutrição afetam quase uma em cada três pessoas e as projeções indicam que a situação vai piorar para um em dois até o ano de 2025.
Mas como chegamos até aqui? A resposta pode estar no vínculo entre a fome e o excesso de peso, que, apesar de parecerem ser dois fenômenos contraditórios, estão intimamente ligados.
O site da FAO explica: “Nas últimas décadas, mudamos drasticamente nossas dietas e nossos hábitos alimentares como resultado da globalização, da urbanização e do crescimento da renda. Como resultado, os seres humanos mudaram de alimentos sazonais, principalmente vegetais e ricos em fibras, para dietas ricas em amidos refinados, açúcar, gorduras, sal, alimentos processados, carnes e outros produtos de origem animal. Uma combinação de dietas insalubres e estilos de vida sedentários tem resultado em altas taxas de obesidade, não só em países desenvolvidos, mas também em países de baixa renda, onde a fome e a obesidade muitas vezes coexistem.”
Nossas ações são nosso futuro
A opinião da FAO é que alcançar a erradicação da fome (#ZeroHunger) não é apenas abordar a fome, mas também nutrir as pessoas enquanto alimenta o planeta. Consequentemente, o Dia Mundial da Alimentação 2019 apela à ação entre setores para tornar as dietas saudáveis e sustentáveis acessíveis a todos. Ao mesmo tempo, apela a todos para começar a pensar sobre o que comemos através do seu tema 2019: nossas ações são o nosso futuro.
“A Global Pulse Confederation (GPC) está empenhada em trabalhar em conjunto com a FAO para aumentar a conscientização sobre a necessidade de mudar a maneira como comemos”, diz a Presidente da GPC, Cindy Brown.
Cindy Brown, que foi eleita presidente do GPC em junho de 2019, continua a reforçar a parceria estratégica que o GPC e as Nações Unidas construíram, especialmente após o lançamento do Ano Internacional dos Pulses, em 2016, e a proclamação do Dia Mundial dos Pulses, em 2018.



