A Subcomissão Permanente da Produção de Leite – SUBLEITE, pretende ser um fórum importante para se discutir e criar soluções viáveis para a crise no setor leiteiro, além de amenizar a grande insatisfação/frustração dos produtores rurais que vivem desta atividade.

Há tempos o setor leiteiro enfrenta uma severa crise por conta dos altos custos de produção, baixo preço pago ao produtor e retração de consumo. Além disso muitos produtores estão deixando a atividade e a produção nacional corre sério risco ficar comprometida.

Com a intenção de amenizar os efeitos e auxiliar na busca de soluções para a crise leiteira, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) instalou, nesta sexta-feira (28), a Subcomissão Permanente da Produção de Leite. O colegiado terá como objetivo discutir e propor sugestões para severa crise que vive o setor. Fatores como altos custos de produção, baixo preço pago pelo litro do produto e retração no consumo das famílias mais pobres por conta da pandemia são algumas das causas.

https://www.youtube.com/watch?v=JoQd1A_qzC8
Deputado Federal Jerônimo Goergen/RS

Em entrevista ao portal AGRONEWS, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) avalia que os esforços devem ser efetivos para reverter rapidamente a crise instaurada no setor leiteiro. “É um trabalho muito intenso e terá que ser feito de maneira muito ágil pra que a gente possa ter resultados. O setor leiteiro vem enfrentando esta crise há mais de 5 anos e não podemos continuar, porque logo ali na frente isso vai significar perda de produção e obviamente deixaremos de atender os mercados possíveis, justamente por não termos cuidado com a política pública adequada para o setor produtivo do leite.”, explica o parlamentar.