A Procuradoria Especial da Mulher do Senador Federal, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promovem, na próxima quarta-feira (26), uma audiência pública sobre “Mulheres na Ciência”. Com a participação de notáveis cientistas brasileiras, o debate faz parte do projeto “Pautas Femininas”, da Casa Legislativa, e das comemorações pelos 44 anos da Embrapa. No evento, será lançado o documentário Mulheres na Ciência, produzido pela Embrapa Agroenergia.
A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, participará da audiência e estará na mesa de abertura, ao lado da Senadora Vanessa Grazziotin, procuradora da mulher, e da diretora de Administração e Finanças da Embrapa, Vânia Castiglioni. O debate deve apontar necessidades de mudanças na legislação para estimular a presença feminina na pesquisa científica brasileira e será conduzido por:
Helena Nader, bióloga, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência;
Janice Zanella, médica veterinária, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves;
Márcia Abrahão, geóloga, reitora da Universidade de Brasília (UnB);
Marcia Barbosa, física, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
Marília Regini Nutti, engenheira de alimentos, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos;
Vanessa Carvalho de Andrade, física, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).
As mulheres já são maioria nas universidades e recebem também o maior número de bolsas de iniciação científica: 59%, de acordo com dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Contudo, nas Bolsas de Produtividade de Pesquisa, para pesquisadores de destaque, a distribuição não é equilibrada. No nível mais alto da carreira, apenas 24,2% das bolsas foram destinadas a mulheres, em 2015.
Após a discussão na mesa, o debate será aberto para a plateia da audiência pública, que será transmitida ao vivo pelo site do Interlegis (http://bit.ly/_pautafeminina). Ao final do evento, haverá degustação de produtos da pesquisa da Embrapa.
Documentário
O documentário “Mulheres na Ciência” mostra o caminho percorrido por nove pesquisadoras da Embrapa Agroenergia (DF) até se tornarem cientistas e os desafios encontrados na profissão. A iniciativa fez parte das ações para promover o tema no centro de pesquisa, uma vez que a Embrapa participa do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal.



