Concurso Café Qualidade Paraná – A intenção de realizar ao anúncio dos vencedores na capital paranaense é aproximar os produtos dos consumidores

O Concurso Café Qualidade Paraná, na sua 22ª edição em 2024, vai realizar o evento de encerramento em Curitiba, no dia 12 de novembro, no Mercado Municipal. A novidade foi anunciada no 30º Encontro Estadual de Cafeicultores, dentro da ExpoLondrina, em Londrina, com presença de autoridades, lideranças rurais e centenas de produtores de café da região, além da participação do Sistema FAEP/SENAR-PR – um dos patrocinadores da premiação. Ao levar a premiação à capital, a Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, organizadora do concurso, pretende dar mais visibilidade aos produtos junto aos consumidores.

Segundo o presidente da Comissão Técnica (CT) de Cafeicultura da FAEP, Walter Ferreira Lima, que também lidera a Câmara Setorial, por muitos anos, a bebida paranaense foi considerada de baixa qualidade. Porém, graças a ações como o concurso, essa imagem tem sido revertida.

“Hoje, o café do Paraná compete com outros do Brasil. A melhor maneira de estimular o produtor a buscar desenvolvimento de sua propriedade é por meio de premiações”, aponta. “Pela nossa estrutura, não temos escala. Precisamos crescer melhorando a qualidade, pois isso reflete em rentabilidade e estimula as pessoas a dedicarem mais área e cuidarem melhor das suas plantações. Temos que ser não a maior, mas a melhor produção”, projeta o presidente da CT.

O Concurso Café Qualidade Paraná é considerado o 3° maior prêmio do gênero do Brasil, atrás de iniciativas de Minas Gerais e Espírito Santo (campeões nacionais de produção de café).

“Além de incentivar a produção paranaense a crescer com qualidade, precisamos fazer esse café ser conhecido entre os consumidores, o que vem sendo construído pelo concurso”.

Bruno Vizioli, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR

Além da Câmara Setorial e do Sistema FAEP/SENAR-PR, o concurso é organizado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina.

Autoridades

Na ocasião do lançamento do concurso, o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, anunciou que o Estado tem ações previstas para levar mudas de cafés e assistência técnica a propriedades rurais. “Após esse passo, a próxima fase será ajudar a estruturar o beneficiamento do café em algumas qualidades, com equipamentos para viabilizar que grupos de produtores possam dar algum trato especial ao produto”, projeta Ortigara.

Ainda no evento na ExpoLondrina, houve a entrega simbólica dos cafés premiados na edição de 2023 aos patrocinadores e organizadores. Produtores rurais e integrantes do IDR-Paraná promoveram uma mesa redonda para ressaltar as conquistas com a premiação e os desafios da cadeia produtiva.