No inicio da tarde desta sexta-feira (1º), moradores do interior de São Paulo relataram uma nova tempestade de poeira. As cidades atingidas foram Andradina, com fortes ventos; Penápolis, que teve o centro da cidade sem energia; e de Presidente Prudente, que chegou a emitir um alerta para que as pessoas evitassem áreas de risco.

Em nota, a prefeitura de Presidente Prudente disse que mobilizou equipes para atender as ocorrências na cidade. “Neste momento, a prioridade é atender aos chamados que oferecem riscos à integridade da população, como fios energizados caídos nas vias e árvores que ameacem cair sobre residências”, diz comunicado.

Vídeo da nova tempestade de poeira

Cidades da região nordeste de Mato Grosso do Sul também foram afetadas pelas nuvens de poeira.

Desta vez, o fenômeno veio acompanhado por fortes rajadas de vento e pancadas de chuva. Até o fim da tarde, havia registro de uma vítima, ferida pela queda de uma telha. Várias cidades ainda estavam sem energia.

Veja o vídeo abaixo registrado por moradores da cidade de Penápolis, interior de São Paulo.

Especialistas afirma que o fenômeno se formou pela combinação do solo muito ressecado e ventos fortes que tem o potencial de elevar a poeira verticalmente.

Nas redes sociais, moradores de outras cidades também relataram tempestade de poeira, veja abaixo algumas publicações.

Em Pereira Barreto, moradores relataram susto com a chegada da tempestade de poeira encobrindo o céu. O comerciante Moacir da Silva, morador da cidade, usou o celular para filmar a chegada do temporal. Segundo ele, depois que a nuvem de pó se dissipou, começou a chover. A prefeitura registrou quedas de árvores e destelhamentos na cidade.