<![CDATA[

Colheita de trigo avança, movimento do preço diverge entre regiões

A colheita de trigo no Brasil continua avançando e já ultrapassa os 70% da área destinada ao cereal, com destaque para o Paraná, um dos principais estados produtores, e onde os trabalhos de campo estão na reta final.

Pesquisadores do Cepea ressaltam, contudo, que as divergências entre a qualidade do cereal dos estados do Sul disponibilizados no spot vêm resultando em queda nos valores ao produtor e em alta no mercado atacadista.

De acordo com a análise da semana anterior, “O acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro foi renovado entre Rússia e Ucrânia para os próximos 120 dias. Assim, apesar da guerra na região, a Ucrânia continuará a escoar internacionalmente o trigo e outros produtos agrícolas. Esse cenário pressionou os valores externos do cereal. Apesar disso, agentes brasileiros consultados estão atentos e preocupados com o contexto na Argentina, maior fornecedora de trigo ao Brasil”.

No geral, a liquidez está maior no Rio Grande do Sul, que vem ofertando produto de melhor qualidade nesta temporada. Colaboradores do Cepea também informaram que está chegando trigo do Paraguai no Paraná.