No cenário mundial, Brasil ocupa a 14ª posição no consumo per capita de pescado. O European Market Observatory for Fisheries and Aquaculture Products – EUMOFA divulgou o relatório anual e você conferir no final desta matéria.
Mercado do Peixe 10 de dezembro 2022
Final da Copa do Mundo para o Brasil, hora de voltar a trabalhar normalmente. Nessa sexta-feira (10), tivemos a Assembleia Geral da peixe BR, com excelente participação dos associados. Foram apresentadas as principais ações no ano de 2022.
E por falar em boas novas, essa semana também tivemos a certificação da primeira planta de processamento de Tambaqui com selo BAP, lá da Pescada do Vale em Rondônia. Parabéns à toda equipe!
O BAP – Boas Práticas de Aquicultura é um dos sistemas de certificação mais abrangentes para garantir a sustentabilidade dos produtos da aquicultura. Aperte o play para ver a análise completa!
O que é o PROGRAMA DE BOAS PRÁTICAS EM AQUICULTURA?
Administrado pelo GAA, o BA é o programa de certificação de aquicultura de terceiros mais abrangente do mundo, com padrões que abrangem responsabilidade ambiental, responsabilidade social, segurança alimentar, saúde e bem-estar animal e rastreabilidade.

O programa BAP cobre toda a cadeia de produção da aquicultura – plantas de processamento, incubatórios, fazendas e fábricas de ração.
Além disso, o programa é compatível com a Global Food Safety Initiative (GFSI), o Global Social Compliance Program (GSCP) e a Global Sustainable Seafood Initiative (GSSI).
Consumo de pescado per capita mundial
Outra notícia interessante para o setor é que o site da European Market Observatory for Fisheries and Aquaculture Products – EUMOFA fez um levantamento do consumo per capita de pescado no mundo e a primeira colocação é da Islândia, com mais de 90 kg por habitante/ano. Nós do Brasil ocupamos a 14ª posição, com apenas 9 kg por habitante. Isso significa que temos muitas oportunidades no mercado interno.




