Evento vai contar com palestras de representantes de mais de seis estados, além do governo federal, e promete revolucionar o cenário agroindustrial no Brasil
A cidade de Guarapari, no Espírito Santo, vai sediar, entre os dias 12 a 15 de novembro, a primeira edição do Congresso Nacional de Serviços de Inspeção Municipal. O evento, que acontecerá no Sesc Guarapari, durante 4 dias de programação, promete reunir responsáveis técnicos, estudantes de medicina veterinária e áreas afins, gestores municipais, estaduais e federais, além de técnicos dos serviços de inspeção municipal. Com uma estrutura de ponta e apoio logístico, o inédito encontro promoverá a troca de experiências, apresentação de boas práticas e o impulsionamento de políticas públicas durante painéis, oficinas e palestras.
A realização é da Secretaria Municipal de Agricultura de Guarapari, com parceria do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), do Sebrae e do sistema SENAR, além da produção da Bloom Produções, consultoria e assessoria de eventos, e apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo e Sesc, na promoção da segurança alimentar, sustentabilidade e desenvolvimento rural.
Importância das Agroindústrias
Pensando no papel transformador do pequeno ao grande agroprodutor, o congresso promete valorizar o fortalecimento econômico gerado para além da produção de matérias-primas, alimentos e muito mais. Atualmente, a agroindústria brasileira representa cerca de 29,4% do PIB nacional em 2025, com um aumento de 6,49% apenas no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo.
Formalização da Mão de Obra e Impacto Territorial
Para além da manutenção comercial das grandes metrópoles, o incentivo às agroindústrias e a formalização por meio dos Serviços de Inspeção Municipal gera impacto em toda a região. Entre os principais movimentos estão a descentralização da produção e o processamento de alimentos, diminuindo a dependência de grandes centros urbanos. Outro fator é o fortalecimento de políticas públicas de segurança alimentar, saúde e agricultura familiar nos municípios, além de geração de empregos e renda para famílias e comunidades no campo. Hoje, o estado do Espírito Santo, um dos principais na agroindústria brasileira, conta com 101 companhias do setor, além de 749 produtos registrados entre SUSAF e SIAPP.
Estruturação do Evento
O Congresso Nacional de Serviços de Inspeção Industrial vai contar com 4 dias de programação, sendo três dias de palestras e mesas temáticas com especialistas e representantes de todo o país. No quarto dia, acontecerá, de forma inédita, o turismo técnico com visita guiada e agroindústrias, além de experiências locais de inspeção. Mais de 1000 cadeiras estão disponíveis no auditório do Hotel Sesc, além de salas de apoio e amplo estacionamento de fácil acesso.
Dentre os blocos temáticos, serão abordados temas como a política de descentralização da Inspeção de Produtos de Origem Animal, a Inspeção Municipal como instrumento de fortalecimento da economia local, implantação e operacionalização de um Serviço de Inspeção Municipal (SIM), procedimentos técnicos e inspeção em agroindústrias, gestão de processos administrativos de fiscalização e consórcios públicos como estratégia para consolidação da inspeção municipal.


