Foi lançado nesta sexta-feira (16/06) o primeiro desafio de ideias e startups “Camp de Ecoinovação Agrotech: sustentabilidade para a cadeia de grãos”.

A iniciativa, que busca soluções ecoinovadoras para os diferentes elos da cadeia produtiva de grãos, acontece em em agosto e pretende reunir empreendedores, investidores e especialistas.

O lançamento do regulamento da primeira edição do Camp de Ecoinovação Agrotech aconteceu no estande do Sebrae, durante a Campus Party – Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal. O desafio conta com duas categorias: Ideias, para quem ainda não tem startup constituída, e Startups, para empresas nos estágios determinados no regulamento. Acesse aqui para mais informações.

Organizado por Sebrae, Embrapa e ONU Meio Ambiente, o desafio propõe o envio de soluções que atendam, preferencialmente, a mais de um elo da cadeia de grãos, podendo estar alinhadas a uma ou mais das seguintes questões:

  • Emissão de Carbono: Como reduzir a emissão de carbono na cadeia de grãos?
  • Perdas e Ineficiências: Como reduzir as perdas ao longo da cadeia? (Perdas de grãos e insumos, no plantio, na colheita, no armazenamento, no transporte, entre outros)
  • Resíduos: Como melhor aproveitar resíduos na cadeia, bem como promover a criação de co-produtos?
  • Energia: Como contribuir para a utilização de energias renováveis na cadeia? Como promover a eficiência energética na cadeia?
  • Defensivos Químicos: Como monitorar o uso de defensivos químicos? Como reduzir o uso de defensivos químicos? Como promover o Manejo Integrado de Pragas (MIP)?
  • Recursos Hídricos: Como usar de forma eficiente e sustentável os recursos hídricos na cadeia?
  • Conservação do Solo: Como melhorar as condições do solo, sua recomposição e manutenção?
  • Soluções Colaborativas: Como ter soluções colaborativas e compartilhadas para as atividades em pequenas propriedades?

Debates  

O lançamento do Camp de Ecoinovação aconteceu na tarde de atividades ligadas à transformação digital no agronegócio, na Área Open da Campus Party – Brasília 2017.

Diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, ao lado de Regina Cavini, oficial de programa da ONU Meio Ambiente, e de Edméia Andrade, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Embrapa, durante o lançamento do Camp de Ecoinovação Agrotech.

A programação começou com o painel sobre “Agrotech: a transformação digital contribuindo para um agronegócio sustentável”, que contou com a participação do chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa, Celso Moretti. Ele afirmou que a transformação digital oferece muitas oportunidades para revolucionar o agronegócio, por isso, o tema e as parcerias com startups são prioridades na Embrapa. “Monitorar, reduzir agrotóxico, aproveitar resíduos, usar água racionalmente: pode-se fazer muito com o digital”, afirmou o pesquisador. O debate contou ainda com a participação de Natalia Bertussi, Analista da Unidade de Atendimento Setorial Comércio e Serviços do Sebrae Nacional, onde faz parte do time de Economia Digital, e do jornalista e CEO da Planteiner – Fazendas Urbanas, Guilherme Portanova.