Confira a previsão do tempo para esta semana de acordo com informações do INMET
Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar em grande parte dos estados, especialmente porção oeste do Amazonas, Acre e regiões de fronteira com Rondônia, Pará e Mato Grosso. No Amazonas e Pará os volumes podem superar localmente os 200 mm (tons em rosa na Figura 1) e algumas regiões mais específicas até os 150 mm. Nos estados do Amapá, norte do Pará, norte de Roraima o acumulado médio de chuva ao longo da semana não deve ultrapassar 10 mm, com indicativo apenas de possíveis chuvas rápidas localizadas. Em linhas gerais, chove especialmente no ramo Oeste da Região Norte ao longo da semana. Já para a umidade relativa do ar, de maneira geral, segue com índices elevados na Região Norte (igual ou acima de 50%) à exceção do Amapá e norte do Pará, onde poderá atingir níveis em torno dos 30% a partir de terça-feira conforme observado nos tons avermelhados da Figura 2.
Em praticamente toda a Região Nordeste a previsão é sem chuvas para o início desta semana, exceto sul e oeste da Bahia, que deve ocorrer sob a forma de chuva recorrente a partir do dia 19/11, quarta-feira, aumentando progressivamente os volumes e espalhando por todo o estado nos dias seguintes. Os acumulados no interior da Bahia podem superar os 60 mm/dia. Os maiores acumulados devem ficar entre 100 e 150 mm (em 5 dias) esperados para o oeste da Bahia e leste do Tocantins (tons quentes na Figura 1). Também há previsão de chuva, com volumes menores, ao final da semana corrente no interior de Pernambuco e Piauí, com pancadas isoladas. Além disso, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar no início da semana no interior e oeste da região, principalmente na região de encontro do Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, onde os valores ficam abaixo de 20%, pontualmente podendo ficar abaixo de 15% (tons esbranquiçados na Figura 2), elevando tais índices (para em torno ou acima de 50%) ao passo que a chuva ocorrer a partir do interior baiano.
Na Região Centro-Oeste, espera-se chuvas volumosas no início da semana corrente no estado do Mato Grosso do Sul, e chuvas bem distribuídas territorialmente e ao longo da semana nos demais estados, com alguns pontos de chuva mais expressiva no norte de GO e MT (tons em amarelo e vermelho na Figura 1). No MS espera-se volumes de chuva entre 100 e 150 mm, que deve ocorrer durante neste início de semana, e no Distrito Federal podem ocorrer chuvas em forma de pancadas em momentos da semana, mas de maneira localizada e rápida, sem grandes contribuições com os acumulados, que ficam em torno de 20 a 40 mm em 5 dias. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa em torno de 50% (tons azuis e amarelos), declinando para entre 30-40% ao longo da semana, com menores índices no Centro-Sul da região (cores quentes na Figura 2).






