O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) tem desenvolvido encontros nos estados produtivos brasileiros para orientar produtores e assistentes técnicos rurais a executarem tecnologias consideradas sustentáveis para a produção pecuária. Neste último sábado (14), o encontro foi realizado na Fazenda Paraíso, localizada na cidade de Alta Floresta. O evento recebeu produtores, assistentes técnicos e a imprensa para explicar na prática a aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável, lançado pelo GTPS em setembro do ano passado.
Com linguagem didática, o Manual foi desenvolvido com enfoque na prática. Além da listagem de tecnologias sustentáveis, o material se propõe a classificar as atividades de acordo com o seu nível de complexidade, custo de implementação e incremento em curto, médio e longo prazo. A publicação é dividida em seis capítulos: Bem-Estar na Fazenda; Gestão Agropecuária; Nutrição; Pastagem; Reprodução e Melhoramento Genético e, por fim, Sanidade. Os temas e os conteúdos foram selecionados por meio de workshops entre especialistas do setor.
O presidente do GTPS, Fernando Sampaio, acredita que o Manual é mais uma oportunidade de demonstrar a real finalidade de o grupo existir. “O material reúne todas as possibilidades para que o produtor melhore a eficiência da sua produção. Estamos cumprindo com um dos nossos princípios de difundir tecnologias agropecuárias sustentáveis, que auxiliam na evolução de uma atividade mais justa, ambientalmente correta e economicamente viável”, observa.



