Mel Cristalizado, entenda o processo a seguir:

A cristalização do mel é um processo natural que ocorre devido a separação da glicose da frutose, formando cristais. O tipo da origem floral, o pólen e o néctar das flores utilizado pelas abelhas para produzir o mel, são fatores que interferem na rapidez da cristalização do mel. Dependendo da temperatura e da florada, o mel leva mais ou menos tempo para cristalizar.

Um bom mel, puro e de qualidade cristaliza, enquanto que o mel super aquecido ou acrescido de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana não costuma cristalizar e indicia falta de pureza. Há méis que podem até ser puros, sem adição de glicose ou produtos de pouca qualidade, mas que passam por alguns processos como pasteurização, homogeneização e são submetidos a altas temperaturas, o que reduz significativamente a qualidade deles e portanto, não cristalizam.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Mas fique tranquilo, não existe problema nenhum em mel cristalizado, muitas pessoas acham até mais gostoso consumir o mel nesse outro estado. O mel cristalizado e liquido tem as mesmas propriedades nutricionais e energéticas.

Com a cristalização, o mel fica com aspecto cremoso, com formação de cristais em todo o pote ou somente em parte dele, porém, sem alterar suas propriedades, podendo ser consumido normalmente.