Infelizmente, a maior parte das fazendas brasileiras coleciona uma série de desperdícios.
Entre os mais comuns, está o defeito. Afinal, quando o resultado de um processo apresenta defeito, não há dúvida de ocorreu um desperdício de tempo e recurso, além do retrabalho para refazer o processo. Dieta mal distribuída, bezerra mal colostrada ou com diarreia, tetos das vacas injuriados após a ordenha ou ordenha de vaca em tratamento, por exemplo, são todos resultados de processos com defeitos.
O caminho para eliminar esse desperdício é tornar os processos tão simples que qualquer pessoa possa executá-los, com baixa chance de fazer errado. Isso garante um número menor de falhas, além de permitir produzir de forma mais rápida, otimizando tempo e recursos – inclusive pessoas. Além disso, a simplificação facilita a capacitação de um novo empregado.
Em geral, desejamos que todas as pessoas saibam o que precisa ser feito, na hora certa e da forma certa. Para que isso aconteça, é necessário agir em duas frentes: (1) eliminar barreiras como esforço mental físico, falta de conhecimento e falta de tempo e (2) criar gatilhos para que as pessoas se lembrem de fazer a coisa certa na hora certa.
Uma ferramenta importante nesse sentido é gestão visual, que ajuda as pessoas a encontrar de forma fácil e intuitiva – sem precisar “guardar tudo na cabeça” – as informações que precisam para realizar uma atividade. Para isso, é importante informar de modo que qualquer um consiga entender: o que fazer, quando, como, quais insumos usar e onde.

Vale lembrar que a gestão visual também auxilia a identificar problemas nos processos. Isso pode ser feito utilizando padrões de cores, cartazes, sinais e o que a criatividade permitir – esses mecanismos servem tanto para diminuir as barreiras quanto para criar gatilhos. Veja a seguir alguns exemplos:
a) Alimentação das vacas:
Para alimentar as vacas, o responsável pelo trato precisa de informações tais como:
- Qual dieta vai para cada lote;
- Onde fica cada lote e quais animais estão naquele lote;
- Qual o horário do trato;
- Quais são os ingredientes da dieta. Como fazer com que essas informações sejam visuais? Imagine que cada dieta pode ter uma cor e a formulação fica exposta em uma placa, da cor da dieta, na parede do barracão. As mesmas cores estão em placas na frente do cocho de cada lote, com o horário que cada dieta deve ser distribuída. Mais fácil, não?
b) Tratamento de mastite



![Vaca na Áustria usa vassoura e surpreende cientistas [vídeo impressionante]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fapi.agronews.tv.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2026%2F01%2FVaca-na-Austria-usa-vassoura-e-surpreende-cientistas-video-impressionante-1-1024x576.jpg&w=3840&q=75)