Brasil lidera sustentabilidade no agro mundial com processo de logística reversa eficiente
Janeiro é um mês que nos convida à reflexão sobre o uso consciente de agroquímicos, um tema crucial para a saúde do nosso planeta e a qualidade dos alimentos que chegam à nossa mesa. Pensando nisso, a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em parceria com o Cearpa de Campo Verde-MT (Conselho Estadual de Associação dos Representantes de Produtos Agropecuários), decidiu ir a fundo para entender e compartilhar com você o processo da logística reversa de vasilhames de defensivos. O que descobrimos vai te surpreender e, quem sabe, inspirar a repensar algumas atitudes!
Aperte o play no vídeo abaixo e confira!
Um gigante na Sustentabilidade: O Brasil na vanguarda da Logística Reversa
Você sabia que o Brasil é um gigante quando se trata de destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas? Sim, somos referência mundial! E os números impressionam: reciclamos e damos o destino correto para mais embalagens de defensivos do que latinhas de alumínio e garrafas PET juntas. É um verdadeiro exemplo de que, com planejamento e responsabilidade, é possível conciliar produção agrícola e conservação ambiental.
O Sistema Campo Limpo acaba de alcançar um marco inédito e histórico: mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas foram destinadas de forma ambientalmente adequada. Este resultado considera a destinação de embalagens desde 2002 e fortalece a visão do Brasil como referência mundial em logística reversa no setor agrícola, reafirmando o compromisso do país com a sustentabilidade.
Rastreabilidade na operação

A jornada de uma embalagem de defensivo agrícola é complexa, mas incrivelmente bem organizada. Tudo começa lá na distribuição e armazenamento, processos que são rigorosamente monitorados pelo Indeia. Cada embalagem que chega às propriedades rurais é rastreada, garantindo que não se perca no caminho e que retorne para o ciclo de reciclagem.
Mas, como essa embalagem retorna? É aí que entra um passo fundamental: a tríplice lavagem. Após o uso, as embalagens passam por esse processo, que remove todo o resíduo do produto, evitando a contaminação do meio ambiente. Depois da lavagem, elas são armazenadas temporariamente em locais adequados, seguindo as normas dos órgãos reguladores, antes de serem encaminhadas para o centro de recolhimento.






