A Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso – Expoagro, evento já consagrado no coração do maior estado produtor do país, prepara-se para sua 57ª edição com uma promessa renovada de integração entre o campo e a cidade, impulsionada por uma grade de shows impressionante e grandes oportunidades de negócios. No lançamento oficial, que aconteceu na noite desta quinta-feira(10), em Cuiabá, ficou evidente a paixão e o compromisso da organização do evento, de trazer uma Expoagro ainda mais grandiosa e representativa, não apenas como uma exposição agropecuária, mas como um ponto de encontro cultural, econômico e afetivo para toda a população.

Emocionando, o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, abriu o evento agradecendo os parceiros, organizadores e população cuiabana pelo sucesso da feira: “Que Deus nos abençoe, todos nós, para que juntos possamos fazer um grande evento. A Expoagro não é do Sindicato, e sim de todos nós, de toda a sociedade mato-grossense. E por tudo que nosso estado faz, que nosso estado produz, Mato Grosso é o estado mais importante do Brasil, e nós queremos mostrar isso para o mundo“, afirma Celso.

Serão onze dias de programação intensa (10 e 20 de julho). Neste período, o Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco dos aguardados shows musicais, o público poderá aproveitar uma série de atividades preparadas pelo Sindicato Rural de Cuiabá, como: congresso técnico com temas relevantes para o setor, minicursos, exposição de produtos e serviços, vitrine de animais, rodeio, competições hípicas e uma praça gastronômica repleta de sabores. Um evento para aprender, se divertir e celebrar as riquezas do nosso agronegócio.

Álvaro de Carvalho, CEO da Soul Propaganda e responsável pela comunicação do evento, em sua apresentação cativante, não se limitou a anunciar as novidades da edição; ele teceu uma narrativa sobre a essência da Expoagro, a importância de sua marca e, principalmente, sobre o processo de inovação construído a partir da voz do povo. Sua fala humanizada e permeada por agradecimentos revelou estratégias sensíveis à história do evento e às expectativas da comunidade. “Nós ouvimos a população, e ouvindo essas pessoas, a gente começou a construir esse novo conceito com algumas inovações[…] O primeiro ponto que a gente entendeu, nós estamos falando de um evento com mais dias. A gente tá falando de mais shows nacionais. A gente tá falando de mais brinquedos no parque de diversão. A gente tá falando de mais expositores na feira“, explica.

Um dos diferenciais mais marcantes apresentados por Álvaro foi a ênfase na pesquisa como motor da inovação. Diferentemente de simplesmente impor ideias, a organização da Expoagro realizou um extenso trabalho de pesquisa quantitativa e qualitativa durante a edição anterior, ouvindo visitantes de diferentes perfis. Essa dedicação em compreender as necessidades e desejos do público é um testemunho de uma gestão que valoriza a participação da comunidade na construção do evento.

Muito do que vocês vão ver aqui saiu da voz do povo. Um dado importante observado é que cerca de 95% dos visitantes disseram que tinham uma história com a Expoagro, considerando que a gente ouviu pessoas de diversas idades, praticamente todas disseram que eram capazes de contar pra gente uma história pessoal com a exposição, e que isso tinha um valor afetivo muito grande[…] quase 80% das pessoas ouvidas foram à Expoagro acompanhadas da família. Isso demonstra também que é um evento que agrada, e que atende a família“, afirmou Álvaro, reforçando que as mudanças implementadas são um reflexo direto do feedback recebido.

Um dos grandes desafios enfrentados pela organização, foi a contratação de renomadas atrações artísticas no cenário musical nacional. Ao mencionar as dificuldades enfrentadas por prefeituras e sindicatos rurais devido aos altos cachês e à menor disponibilidade de artistas renomados, Elson Ramos – CEO da Ditado Produções e coorganizador do evento, valorizou ainda mais o feito de a Expoagro conseguir reunir um line-up de peso, com “três dias de grandes shows com dose dupla“. Essa conquista, segundo ele, é resultado do prestígio que a Expoagro possui no mercado nacional.

Elson se emocionou ao relembrar um fato histórico de sua vida relacionada a Expoagro e que o deixa orgulhoso em fazer parte da organização do evento, “Minha mãe vendia lanche na frente do Parque de Exposições e hoje eu estou tendo o prazer de estar realizando. Ela [Expoagro] faz parte da nossa cultura, da nossa história, isso aqui Maxi [Russi] – o poder público ele tem que estar presente. A população cuiabana tem uma história com a exposição, e é exatamente por isso que a gente vai elevar cada vez mais o nível da exposição de Cuiabá“, revela.

Dos 11 dias de evento, somente 3 terão cobrança de ingresso para o acesso à arena de shows (12, 18 e 19). A grade artística anunciada com nomes como Ana Castela, Maiara e Maraisa, Léo Santana, Ferrugem, Zé Neto e Cristiano, e Hugo e Guilherme, demonstra um esforço significativo para oferecer entretenimento de qualidade para o público. Além disso, a realização de um show nacional surpresa na abertura, e portões abertos ao público, adiciona um elemento de expectativa e generosidade ao evento.

A busca por inovação também se manifesta no resgate de elementos tradicionais valorizados pelo público, como a Rainha da Expoagro, que teve um recorde de inscritas este ano. A escolha da rainha durante a abertura do rodeio, apontado como essencial por quase 80% dos entrevistados na edição anterior, reforça a importância dessa tradição para o público.

A Expoagro deste ano também se destaca por ser “mais agro“. Atendendo ao desejo expresso nas pesquisas, a 57ª edição contará com mais de 200 empresas do setor, além de resgatar a atmosfera rural com a presença de animais, tratores e a valorização da cultura do campo. Essa reaproximação com a essência agropecuária do evento, sem perder o caráter festivo, demonstra a capacidade da organização em equilibrar diferentes expectativas.

Um diferencial importante é a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através do projeto Connect Zoo Agro. Essa colaboração transforma o parque de exposições em um laboratório vivo para estudantes de zootecnia e agronomia, além de promover a disseminação de conhecimento sobre o agronegócio para a população urbana, desmistificando informações equivocadas. A participação da universidade, com foco em temas como agriclima e produção sustentável, agrega uma dimensão educacional e científica relevante ao evento.