Comitiva visitará Flores de Goiás e Luiz Alves, que se destacam no cultivo de arroz em Goiás

O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, participou da recepção da delegação chinesa composta por membros da Universidade Agrícola de Yunnan (YAU) em visita ao estado de Goiás. O encontro, liderado pelo vice-governador Daniel Vilela e pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, aconteceu nesta segunda-feira, 22, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

A programação da visita, que seguirá até quinta-feira, 25, tem como objetivo apresentar à comitiva do país asiático, principal parceiro comercial do estado, o potencial goiano de produção, além de também compartilhar experiências, tecnologia e discutir sobre futuras parcerias para fortalecer a cultura.

Durante o encontro de boas-vindas, o vice-governador, Daniel Vilela, afirmou estar muito feliz com a visita da delegação.

arroz goiás
Daniel Vilela/ Vice-Governador do estado de Goiás

Goiás está de portas abertas para firmar novas parcerias com a China. Vamos apresentar aos chineses o potencial produtivo do arroz no estado durante a agenda oficial da comitiva.

Daniel Vilela – Vice-governador de Goiás

De acordo com o secretário Pedro Leonardo, Goiás tem crescido na cadeia produtiva tanto na produção, quanto no desenvolvimento de pesquisas. “A expectativa com esta visita da delegação chinesa é entender quais as principais demandas do mercado chinês e quais as características do grão que eles estão buscando“, explica.

Atualmente, a Emater em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, está desenvolvendo pesquisas com cultivares do grão na Estação Experimental de Porangatu.

Desde 2021, o cultivo do arroz no estado está em constante crescente e nós estamos trabalhando para ampliar a produção em Goiás na busca pela autossuficiência em relação à produção e ao consumo do grão.

Rafael Gouveia – Presidente da Emater

Durante a agenda em Goiás, a comitiva irá passar pela Embrapa Arroz e Feijão, que fica em Santo Antônio de Goiás, por propriedades produtoras em Flores de Goiás, participará de palestras na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e finaliza em visita ao complexo de irrigação de Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia.