A 2º edição do Fórum Nacional das Cadeias Produtivas acontecerá em Cuiabá entre os dias 10 e 14 de julho, no Pavilhão de Leilões do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro – mesmo período que acontece a 53ª Expoagro
O evento é uma realização do Sindicado Rural de Cuiabá com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e de instituições do setor agropecuário como Sistema Famato-Senar e Acrimat, e apoio de empresas como a Planutri.
O Fórum das Cadeias Produtivas trará uma série de painéis e palestras com assuntos relacionados ao agronegócio, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre temas pertinentes ao dia-a-dia no campo – tema que é destaque em Mato Grosso, o maior produtor de gado e de commodities agrícolas do país.
Produtores rurais, técnicos, acadêmicos e demais entes envolvidos com a agropecuária terão a oportunidade de discutir, ouvir e trocar ideias com grandes especialistas do setor nestes quatro dias.
Conforme destaca o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, a discussão e aprofundamento técnico sobre os temas pertinentes ao setor produtivo são sempre importantes para aprimorar a qualidade da produção agropecuária em Mato Grosso. “Os temas debatidos durante os dias do Fórum das Cadeias Produtivas vão trazer informações e soluções”, pontua Pires.
O diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Luiz Carlos Alécio, alerta que a pecuária apresenta diversos temas que merecem atenção seja dos pecuaristas seja das autoridades públicas e entrarão em debate no Fórum. “Hoje temos um grande problema para manter um fluxo de abates, já que existe um oligopólio de frigoríficos, que provoca a monopolização de preços da carne, remunerando o pecuarista abaixo do ideal, problema que é solucionável com a ampliação da concorrência”, disse Alécio.
Na agricultura, Luiz Alécio diz que os dois principais problemas são o armazenamento e a logística. “Hoje temos um déficit de pelo menos 40% de armazenagem para a produção mato-grossense. Até existe crédito subsidiado pelo governo federal por meio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – com juros recentemente reduzidos para 6,5% ao ano, mas cujo acesso é burocrático e, consequentemente lento”, argumenta.
Quanto à logística, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Ricardo Tomczyk Tomczyk avalia que o Fórum das Cadeias Produtivas será importante para apontar meios que consigam dar uma resposta a esse problema.
“Além de discutirmos os temas importantes para os produtores rurais como aprimoramento das técnicas de produção, também discutiremos soluções para os problemas logísticos, cuja resolução é substancial para Mato Grosso”. A Sedec é uma das parceiras na realização do Fórum das Cadeias Produtivas.



