Em sua propriedade rural, Nabih Amin – Ex-presidente da Nelore Brasil, mantém projeto de formação de novos profissionais para o fortalecimento da pecuária nacional
O recente XI Estágio Fazenda Amin El Aouar em Carlos Chagas – MG, realizado de 06 a 14/01/2024, foi um evento marcante que reuniu estudantes, instrutores de ciências agrárias, familiares e colaboradores, destacando-se como um sucesso em contribuição para o setor agropecuário. Neste contexto, é fundamental explorarmos a trajetória do Dr. Nabih Amin El Aouar, figura central na organização do estágio, cuja vida é marcada por uma notável transição de médico cardiologista a líder comprometido com o desenvolvimento da pecuária Nelore no Brasil.
Personalidade atuante dentro e fora da porteira
Nabih Amin El Aouar, filho de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil em 1947, carrega uma história de empreendedorismo familiar. Seus pais iniciaram como comerciantes e, posteriormente, adquiriram uma fazenda. Formado em medicina, Nabih Amin construiu uma carreira bem-sucedida em cardiologia, mas sua vida tomou um rumo inesperado com o falecimento de seu pai em 1985. Como filho único, viu-se obrigado a assumir a fazenda, mesmo sem conhecimento prévio sobre pecuária.

Essa virada na vida de Nabih Amin, que admitiu não diferenciar “um boi de uma vaca” no início, revela uma característica marcante: a busca pelo conhecimento. Diante desse desafio, ele mergulhou em estudos, leituras, participação em cursos e congressos do setor pecuário. Essa fase de aprendizado e adaptação ilustra sua dedicação em transformar a adversidade em oportunidade. “Quando um ser humano tem e acredita num determinado ideal não há ninguém no mundo que possa impedi-lo. Meu maior desejo é contaminar a todos com o vírus do BEM. Um vírus composto por amor ao próximo, motivação, harmonia e outros nobres sentimentos”, diz Nabih.
O envolvimento de Nabih Amin com a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) marca outro capítulo significativo em sua trajetória. Em 2003, ele ingressou na associação, e em 2005, assumiu a posição de diretor social e de marketing. Dois anos depois, foi eleito presidente da entidade, cargo que ocupou durante quatro mandatos até assumir, em 2018, a Associação dos Criadores Nelore do Brasil – ACNB.
Em suas palavras, Nabih Amin expressa seu propósito: promover o bem. Sua gestão a frente da Nelore Brasil foi marcada pelos grandes esforços para dar maior visibilidade a raça e demonstrar a importância do melhoramento genético do gado elite, além de atuar no fortalecimento dos criadores Nelore.
Formação de profissionais qualificados
A visão de Nabih Amin para a Nelore vai além das questões técnicas. Ele destaca a necessidade de lutar por uma melhor remuneração e capacitação para todos os envolvidos na atividade, começando pelos estudantes da área. A proposta inclui estágios, cursos técnicos e eventos para fomentar a discussão sobre os diversos temas pecuários.





