Evento ocorre nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Convenções Goiânia
Nos dias 11 e 12 de setembro, a cidade de Goiânia (GO) recebe a 11ª edição da INTERCONF – Conferência Internacional de Pecuaristas, evento que reúne anualmente os diversos integrantes da pecuária de corte para apresentar ideias, fomentar a discussão e contribuir para uma pecuária mais moderna e produtiva. O evento será realizado em um novo local: o Centro Convenções Goiânia (CCGO).
O evento é um dos principais encontros do setor pecuário para analisar cenários e apresentar tendências para que os pecuaristas possam fazer seus planejamentos estratégicos.
Neste ano, a INTERCONF, que é promovida pela ASSOCON – Associação Nacional da Pecuária Intensiva, será dividida em três painéis temáticos: Painel Mercado e Política, Painel Regulatório – Desafios e Oportunidades e o Painel Técnico e Experiências.
“A edição deste ano busca levar informações que auxiliem na tomada de decisão do pecuarista, que passa a ter mais consciência do cenário econômico do Brasil, além de deter dados que auxiliem no aumento da produtividade de lucratividade nas propriedades”, destaca o presidente da Assocon, Alberto Pessina.
Painel Mercado e Política
O primeiro painel do vento pretende trazer aos participantes informações de mercado que auxiliem os pecuaristas na tomada de decisão. A atual conjuntura macroeconômica brasileira será o tema da palestra que abre o painel. Ministrada pela economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, a palestra traçará o atual cenário econômico do país e um panorama do Brasil, destacando o que esperar a partir de 2019, considerando o ambiente político.
O painel ainda conta com um debate sobre as eleições deste ano, focado na economia e no agronegócio, com a participação de importantes players do setor no Brasil como ASSOCON, SRB – Sociedade Rural Brasileira, CNA – Confederação Nacional da Agricultura e outras entidades.
Para fechar o painel da manhã do primeiro dia, outras duas palestras serão apresentadas ao público. O responsável pelo mercado futuro de commodities na Radar Investimentos, Leandro Bovo falará sobre o mercado pecuário em 2019, apresentando dicas de como se planejar para o próximo ano. O mercado das commodities agrícolas será tema da palestra do responsável pela área de farelos da Cargill, Rafael Marsola, que apresentará um possível cenário dos grãos em 2019.
Painel Regulatório – Desafios e Mercados
O painel da tarde do segundo dia da INTERCONF será destinado a debater uma tendência cada vez mais forte na pecuária, o bem-estar animal. Além das palestras, o evento ainda será palco do lançamento do Manual “Boas Práticas de Manejo – Confinamento”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (GRUPO ETCO), da UNESP de Jaboticabal (SP), com o patrocínio da JBS.
O painel conta com três palestras dos autores do manual e membros do grupo ETCO, que tratarão de questões que envolvem o comportamento e o bem-estar animal.
O Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia da UNESP de Jaboticabal, Mateus Paranhos da Costa ministrará a palestra “Bem-estar animal e sustentabilidade. Desafios e oportunidades para o pecuarista”. Em seguida a médica-veterinária e integrante do ETCO, Janaína da Silva Braga falará sobre “Monitoramento do bem-estar animal em confinamento: cada animal importa”. Fechando as palestras do painel o tema “Porque se preocupar com o bem-estar de bovinos em confinamento é um bom negócio” será abordado pela zootecnista e também integrante do grupo ETCO, Fernanda Macitelli, que será seguido pelo debate “Como está a produção brasileira de carne bovina frente ao tema bem-estar animal”.



