Os protagonistas das competições equestres são os cavalos e estes necessitam de cuidados especiais com a saúde para alcançar um bom desempenho nas provas, que preenchem suas agendas durante todo o ano, como as competições de Turfe, Três Tambores, Vaquejada, Salto, entre outras.
Assistência técnica oferecida por profissionais especializados, como os médicos veterinários, são de suma importância para a recuperação corporal desses animais durante os períodos pré prova, durante e no pós prova.
“As ações de bem-estar nesse período dão melhores condições de atuação para estes animais, já que os equinos fazem grande esforço para atingir bons resultados desportivos. Ter um laboratório como a Vetnil que incentiva e apoia entidades organizadoras exemplificam a necessidade de relações humanizadas e por parcerias que compartilham os mesmos valores”, destaca Maria Amélia Salviano, coordenadora de marketing equinos da Vetnil.

“A entrada dos equinos nos recintos onde ocorrem as provas marca o início dos zelos. As baias, fundamentais para o alojamento dos cavalos, são especialmente projetadas com lonas para evitar acidentes, garantindo segurança. São disponibilizadas camas (geralmente de serragem ou maravalha), permitindo maior conforto aos animais durante o tempo que estarão no recinto da prova. Conscientes do estresse natural causado pela viagem e pelo ambiente, por vezes desconhecido, é realizada uma higienização prévia das baias e após a saída de cada cavalo, preparando o espaço para a chegada do próximo”.
Dr. Orlando Filho – Médico Veterinário consultor em Equideocultura e Agronegócios pela EquiAgro
“Recentemente, temos visto uma grande conscientização dos proprietários em relação ao conforto térmico de seus animais. Em locais muito quentes, implementam sombrites e até mesmo ventiladores nas baias para assegurar bem-estar aos cavalos”, acrescenta Orlando.
A alimentação é outro fator crucial. “A refeição tem de ser balanceada e de qualidade para evitar problemas gastrointestinais, como cólicas. O indicado é dosar a quantidade ofertada de rações concentradas. A dieta baseada em feno, alfafa e muita água é eficaz e evita a desidratação”, informa Reinaldo de Campos, médico-veterinário oficial dos eventos realizados pela ABQM e proprietário da clínica Equine Center, situada no Jockey Club de São Paulo.




