Após um mês de embargo, China autoriza importações de carne brasileira novamente.

Na manhã desta quinta-feira(23), em Pequim, o ministro Carlos Fávaro anunciou a liberação da importação de carnes bovinas feita pela China. Desde a descoberta do caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”), o Ministério da Agricultura e Pecuária vem trabalhando com transparência e tomando todas as providência necessárias conforme protocolo de importação internacional.

China autoriza importações de carne brasileira

A Administração Geral de Alfândega da China (Gacc) anunciou hoje que concordou em retomar imediatamente as importações de carne bovina brasileira com menos de 30 meses. A retomada do comércio ocorreu um dia depois que o ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Fávaro, chegou a Pequim.

Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, ressalta Fávaro.

Em vídeo o ministro da agricultura faz o pronunciamento oficial, acompanhe!

Suspensão voluntária

Para entender o processo de suspensão é importante saber que existe um protocolo bilateral, assinado em 2015, por Brasil e China, que estabelece a suspensão imediata e voluntária das exportações da carne bovina brasileira em caso de identificação de EEB, mesmo sendo atípico. Após a detecção do caso do Pará, o Brasil suspendeu voluntariamente a venda de carne bovina ao gigante asiático.