A cadeia da apicultura agora faz parte da iniciativa do programa Agro da Gente, promovida pela Prefeitura de Cuiabá
O programa tem alcançado resultados significativos no fortalecimento da agricultura familiar em Cuiabá. Com o objetivo de impulsionar a produção agrícola e promover o desenvolvimento econômico sustentável, o programa agora se expande para incluir os apicultores da região do Cinturão Verde, na comunidade 21 de Abril. O destaque desta vez foi o lançamento da cadeia da apicultura e seu impacto no fortalecimento da agricultura familiar na Baixada Cuiabana.
Apicultura cuiabana
O lançamento da cadeia produtiva da apicultura aconteceu neste último sábado (03), no sítio Nossa Senhora Aparecida de propriedade do casal Sérgio e Rosinei Barbosa, localizado no Assentamento 21 de Abril, zona rural do munícipio de Cuiabá. Evento contou com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro, que reforçou o compromisso de sua gestão no fortalecimento da agricultura familiar. “Ao longo dos anos, percebemos que muitos pequenos produtores, que são a base da nossa economia rural, enfrentam dificuldades em acessar oportunidades, assistência técnica e qualificação. O programa Agro da Gente foi criado para suprir essas deficiências, proporcionando assistência técnica, orientação e criando diversas cadeias produtivas, como as de legumes, frutas, verduras, aves e, agora, a cadeia do mel da apicultura. É a Prefeitura de Cuiabá atuando junto com o cidadão, de mãos dadas para o fortalecimento da nossa querida capital.“, disse o prefeito.

Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar os investimentos em obras de infraestrutura que estão sendo feitas na zona rural do município. Nesta mesma data, a prefeitura de Cuiabá também entregou uma ponte de concreto na comunidade do Aricazinho, na região. “A prefeitura também tem se empenhado na manutenção e conservação das estradas rurais, garantindo o acesso seguro dos produtores e o escoamento da produção. Acreditamos que investir na infraestrutura e na capacitação dos agricultores é fundamental para fortalecer a competitividade e impulsionar a agricultura familiar. A agricultura familiar é o coração da nossa economia rural, e tenho orgulho de ver os resultados positivos que estamos alcançando. Parabenizo todos os envolvidos e agradeço a confiança dos agricultores familiares. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para Cuiabá.“, afirma Emanuel.
Incentivos para o crescimento da produção

Com a adesão ao programa Agro da Gente, os apicultores receberam todo o suporte necessário para o trabalho, incluindo melgueiras e materiais de manejo e segurança. Além disso, o Município oferece uma linha de crédito específica por meio do Cuiabanco, com condições favoráveis para facilitar os investimentos e a expansão da produção. Essa iniciativa visa proporcionar aos produtores a oportunidade de ampliar seus negócios e garantir uma melhor sustentabilidade econômica no setor apícola. É o que explica o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico da capital, Francisco Vuolo.

“Estamos empenhados em ensinar a pescar, ou seja, dar as condições técnicas, econômicas e de acesso a crédito necessárias para que o cidadão possa desenvolver suas atividades agrícolas de forma autônoma. Esse é o desafio da nossa gestão, do programa Agro da Gente, e estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até o momento. Através dessas ações, estamos fortalecendo a cadeia produtiva, oferecendo oportunidades de crescimento aos produtores e valorizando o cidadão cuiabano.“, comenta Vuolo.
Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Prefeitura de Cuiabá também busca obter a certificação e o selo de qualidade para o mel produzido pelos apicultores locais. Essa certificação oficial proporcionará uma vantagem competitiva no mercado, agregando valor ao produto e abrindo portas para novas oportunidades comerciais.
Sustentabilidade e apoio ao produtor rural

Uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa de saneamento Águas Cuiabá, destina gratuitamente um fertilizante gerado a partir de resíduos coletados no tratamento de esgoto, o “Biolodo“. Essa iniciativa é inédita em Mato Grosso e contribui para a redução de custos com a compra de adubo químico e também para o aumento da produtividade da agricultura familiar. As estações de tratamento de esgoto de Cuiabá realizam todo o processo de transformação do lodo em biossólido, um adubo sustentável.






