Também conhecida como Sucuri, esta cobra gigante sul-americana fascina os amantes de animais exóticos mas ao mesmo tempo em que é fascinante é o maior pesadelo de quem tem medo de serpentes. Muita gente já ouviu falar da Anaconda, mas o que se sabe sobre essa famosa e tão temida cobra?

1 – Ela é aquática

Ela gosta de ficar na água, onde consegue se mover melhor e mais rápido que na terra (solo)., Vive principalmente em zonas pantanosas da América do Sul, especialmente dentro dos rios. Seus olhos e nariz se localizam na parte superior da cabeça, facilitando sua visão acima da água sem mostrar seu corpo longíneo, o que facilita dar o bote na presa.

2 – Ela é menor do que se pensa

Na imaginação popular, o seu tamanho é na maioria das vezes exagerado… Surgiram relatos de exemplares gigantescas, com mais de 10 metros de comprimento! Mas nenhum desses relatos foi comprovado… A maior espécie já registrada possuía um pouco mais de 6 metros de comprimento, Algumas reivindicações descrevem que existam exemplares que variam de 8 a 12 metros, embora estas reivindicações permaneçam não verificadas até o presente momento.

3 – Não possuí limite de tamanho

Por outro lado, alguns relatos poderão ser verdadeiros, pois elas continuam a crescer durante toda a sua existência. O seu tamanho depende principalmente das condições de seu habitat, como a quantidade de comida disponível. Em zonas férteis da floresta amazônica, poderão existir anacondas muito maiores, que nunca foram registradas, pois é uma região de difícil acesso para fazer os registros necessários.

4 – Não é venenosa

No mundo das cobras, existem 02 (dois) métodos principais para matar a presa: envenenamento ou estrangulamento. A sucuri pega os animais que se aproximam dela e enrola seu corpo todos em volta da presa. Depois, ela aperta, até o animal morrer de asfixia ou esmagamento. Sua mordida não é mortal (mas o que acontece a seguir é…)

5 – Não gosta de comer humanos…

Apesar de ser uma ideia interessante para alguns filmes de terror, ela não possuí o hábito de comer pessoas. Seu alimento preferido são animais que vivem na floresta, prefere os pequenos animais, como os peixes e as aves. Ela come animais maiores tambem quando necessário, chegando a ingerir uma capivara inteira!