O equipamento é indicado para o plantio direto principalmente por manter a palhada de culturas anteriores na superfície

Após planejar a safra, o produtor precisa estar atento à qualidade do solo que receberá as sementes. Essa preocupação tem impacto lá na frente, principalmente na nutrição da lavoura e por consequência na produtividade. Um dos equipamentos que o agricultor tem ao seu alcance para auxiliar no preparo da terra é o escarificador. Conforme explica o Técnico de Agricultura de Precisão da Piccin Tecnologia Agrícola, Paulo Padilha, esse tipo de equipamento rompe o solo por meio de propagação de trincas. “A superfície não é revirada como na aração ou gradagem e assim há o rompimento nas suas linhas de fraturas naturais. Os subsoladores usam hastes que são cravadas no solo e provocam o seu rompimento para frente, para cima e para os lados, de forma menos profunda, gerando uma descompactação de até 300mm”, esclarece.

Revolver ou descompactar o solo é uma prática importante na manutenção da terra, pois ajuda a manter a permeabilidade do terreno, melhorando a absorção da água e facilitando o enraizamento das plantas. Contudo, é necessário cautela. “É preciso estar atento à escolha do equipamento no momento do preparo do solo, pois, isso depende da avaliação, das necessidades, do tipo do terreno e do plantio de cada agricultor”, diz o técnico.

O uso do escarificador é indicado especialmente para o plantio direto por manter a palhada de culturas anteriores na superfície do solo. A utilização desse implemento é prática e resulta em um preparo da terra rápido, cobrindo grandes áreas em menos tempo, se compararmos com os arados por exemplo. Além disso, a menor profundidade, se comparada com os subsoladores que vão até 500mm, gera menos consumo de combustível. O solo escarificado ganha em capacidade de absorção da água, o que ajuda na nutrição das plantas. “Esses equipamentos vêm mostrando inúmeras vantagens para o agricultor, pois representam economia e maior produtividade”, aponta o profissional de agricultura de precisão.

Procura crescente