O que sai da máquina é um líquido marrom sem cheiro, chamado NEO – um fertilizante orgânico enriquecido com nitrogênio

Utilizando uma tecnologia inovadora com reator de plasma, a norueguesa N2 Applied encontrou uma maneira de impedir que os dejetos do gado liberem metano (CH4), gás de efeito estufa ainda mais potente do que o CO2. Além disso, a eficiência do uso de Nitrogênio é aumentada, as perdas reduzidas e a sustentabilidade melhorada.

Eliminar o esterco de vacas com o uso de raios está ajudando a reter o metano que aquece o clima do Planeta. Isso porque uma empresa de tecnologia norueguesa encontrou uma maneira inusitada de impedir que os dejetos do gado liberem o gás: disparando um raio artificial.

O metano é um potente gás de efeito estufa emitido por fontes como vazamento de combustíveis fósseis, aterros sanitários e criação de gado. E a N2 Applied, sediada em Oslo, está testando sua tecnologia em vários locais na Europa, incluindo três fazendas no Reino Unido.

Startup desenvolve reator de plasma para reter metano do esterco de vacas

“Em essência, estamos usando os raios para destruir os dejetos do gado e bloquear as emissões nocivas”, disse Chris Puttick, da N2, à Reuters, em uma das fazendas-teste em Buckinghamshire, na Inglaterra.

Nesse local, 200 vacas leiteiras fornecem a matéria-prima: esterco. Um raspador de esterco coleta todos os excrementos do chão do celeiro e os deposita em uma fossa, onde são movidos pela máquina de N2, alojada em um contêiner. A interação do nitrogênio do ar e dos raios potentes atua sobre a lama de rejeitos, “travando” as emissões de metano e amônia. “Isso interrompe a decomposição dos micróbios do metano, processo que liberaria o gás para o ar “, disse Puttick.

O que sai da máquina é um líquido marrom sem cheiro, chamado NEO – um fertilizante orgânico enriquecido com nitrogênio. De acordo com o N2, seu NEO tem o dobro do conteúdo de nitrogênio do fertilizante de nitrogênio normal – um dos fertilizantes mais comumente usados ​​para aumentar a produção de milho, canola e outras culturas.

Tecnologia inovadora – Reator de plasma

A N2 Applied desenvolveu uma unidade de pequeno porte que permite aos agricultores produzir seu próprio fertilizante na fazenda – usando ar, eletricidade e pasta de gado. A tecnologia aumenta o rendimento e reduz as emissões, proporcionando uma proposta de valor atraente para os agricultores.

O processo N2 melhora o chorume animal com nitrogênio e impede a perda de amônia, levando a maiores rendimentos sem a necessidade de fertilizante químico. A Eficiência do Uso de Nitrogênio é aumentada, as perdas reduzidas e a sustentabilidade melhorada.

A unidade é colocada localmente na fazenda ou planta de biogás, enriquecendo o chorume continuamente, e é facilmente integrada na infraestrutura local existente. A capacidade pode caber em fazendas de diferentes tamanhos, pois a tecnologia é modular e escalável. Pode ser adaptado à produção variável de energia renovável e aproveitar a produção local disponível como solar, eólica e biogás.