Mapa, Embrapa Suínos e Aves e Instituto 17 apresentam guia inédito que orienta ações e políticas no setor, veja a seguir
Nesta quinta-feira (13), o painel “Resíduos Pecuários como Solução Climática: Políticas, Tecnologias e Cooperação na Redução do Metano” reuniu especialistas de vários países para discutir caminhos viáveis de mitigação.
No encontro, o auditor fiscal federal agropecuário Sidney Medeiros, representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), destacou que o Brasil reúne mais de 15 anos de experiência acumulada pelo Plano ABC+, transformando o tema em uma frente sólida de redução de emissões.
“Temos resultados consistentes aplicados em propriedades rurais de vários perfis. Isso nos permite compartilhar soluções com países que passam por desafios semelhantes, sobretudo no Sul Global”.
Sidney Medeiros/ Auditor Fiscal Agropecuário
Um dos pontos centrais do painel foi o lançamento do guia “Gestão de Dejetos da Produção Animal para Mitigação do Metano: a Contribuição do Brasil para a Ação Climática Global”, elaborado com a participação do Mapa, Embrapa Suínos e Aves, Instituto 17 e Climate and Clean Air Coalition (CCAC). O material apresenta práticas, tecnologias e recomendações que podem orientar políticas estaduais e apoiar estratégias nacionais de outros países interessados em reduzir emissões.




