Durante quatro dias, a capital nacional do agronegócio, Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), será sede de uma ampla discussão sobre o feijão-caupi, uma variedade que se consolidou como opção, durante a safrinha em várias regiões brasileiras.
O IV Congresso Nacional de Feijão-caupi (Conac) terá início no dia 7 de junho e na programação estão previstas mesas redondas, oficinas e dia de campo com a presença de palestrantes nacionais e internacionais.
No dia 7, a partir das 18h, haverá a solenidade de abertura com a palestra “O Agronegócio do feijão-caupi no Brasil e no mundo”.
A programação segue com a realização de sete mesas redondas ao longo do segundo dia. Entre os temas estão: “Melhoramento genético do feijão-caupi no mundo”; “Controle alternativo de pragas em feijão-caupi”; “A irrigação na cultura do feijão-caupi”; “Aspectos fitotécnicos da cultura do feijão-caupi”; “O feijão-caupi como alimento funcional”; “Defensivos agrícolas para a cultura do feijão-caupi” e “Tecnologias no processamento de feijão-caupi”.
Todas as mesas terão de dois a três temas relacionados que serão apresentados por pesquisadores e representantes da iniciativa pública e privada.
Também no dia 8 de junho, haverá um dos pontos altos do evento.
A partir das 9h45 será lançada a cultivar BRS Imponente, no estande da Embrapa. A cultivar é mais um resultado do Programa de Melhoramento Genético do Feijão-caupi, coordenado pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina (PI).
A organização também preparou para o dia 8 de junho uma oficina de negócios voltada para representantes de empresas dos segmentos de produção e comercialização de grãos, semente ou derivados, do Brasil e do exterior.
A oficina terá início às 8h, com a palestra “Desafios e oportunidades no mercado de feijão-caupi – Potencial do feijão-caupi no mercado de alimentos”.



