Nos últimos anos, o seguro pecuário esteve em destaque no cenário nacional e ganhou força. Em 2018 por exemplo, o Programa de Subvenção do Prêmio do Seguro Rural (PSR) na modalidade “Pecuário” disponibilizou aos produtores cerca R$ 1 milhão, valor muito abaixo do mínimo necessário. Hoje a história mudou, além da rubrica conquistada em 2018, os pecuaristas em 2020 tiveram cerca de R$10 milhões no PSR.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Com essas mudanças nos últimos dois anos, principalmente no comportamento do Governo Federal e do atual ministério, que passaram a incentivar a proteção da atividade pecuária, o segmento ganhou força. Com a nova realidade, o Deputado Federal, Evair de Melo (PP-ES), Vice-Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), se interessou no seguro pecuário e quis saber mais sobre o programa de subvenção tanto na esfera federal quando na estadual e procurou a Abraleite – Associação Brasileira dos Produtores de Leite para saber mais.
O parlamentar que além de ser técnico agrícola tem forte ligação e atuação com o agronegócio. Ele é o autor do Selo ARTE previsto na Lei nº 13.680/18, que desburocratiza a produção e a venda de queijos, salames, pescados e outros alimentos produzidos em agroindústrias artesanais de origem animal, criando parâmetros sanitários ao setor. Além disso, o decreto permite a venda interestadual destes produtos, o que fortalecerá parte da cadeia láctea nacional, principalmente os pequenos produtores.

Por essa forte ligação com o setor, o deputado em parceria com a Abraleite foi pessoalmente visitar fazendas que realizam a proteção do rebanho. Na oportunidade a entidade foi representada pela coordenadora de seguros rurais Karen Matieli, que também é especialista em seguro de animais, proprietária da Denner Seguro de Animais e ainda membro da Comissão de Seguro Rural (Sincor-SP).
Segundo a profissional, o objetivo da viagem de mais de 700 quilômetros pelo interior paulista, foi de mostrar ao parlamentar o bom trabalho desenvolvido no estado e pelos produtores locais e assim ver os bons exemplos e replicá-los em outras regiões. “Com o governo apoiando a gestão do risco, ele como um parlamentar do agro precisava entender mais sobre essa ferramenta para que possa inclusive propor soluções para o Espírito Santo, onde tem forte atuação e vai lutar também para a subvenção lá”, destaca.
Leia curiosidades sobre as vacas
Uma das fazendas visitadas foi a ACN Agropecuária na cidade de Bragança Paulista, do pecuarista Anderson Carlos do Nascimento. A propriedade se destaca na criação de animais da raça girolando de altíssima qualidade. “Acredito que o seguro agropecuário como uma grande ferramenta pode ser ampliada em todo o território nacional. Pude ouvir do proprietário da ANC que as duas subvenções (estadual e federal) deram a ele a confiança para investir em matrizes e reprodutores”, diz o deputado.




