De acordo com a Aneel, taxa extra busca alertar ao consumidor sobre o aumento no custo da produção de energia elétrica durante o período
O Procon-MT orienta aos consumidores para que prestem atenção e reduzam o consumo de energia elétrica no mês de agosto, quando será cobrada bandeira tarifária vermelha, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De acordo com a agência, a previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica, com tendência de redução dos níveis de água nos principais reservatórios. Nesse cenário, faz-se necessário aumento no uso das usinas de geração termelétrica, que produzem energia mais cara.
O sistema de bandeiras tarifárias implementado pela Aneel sinaliza o custo da energia gerada. O objetivo é informar quando esse custo sobe para que o consumidor possa reduzir o uso de energia e não pague uma conta mais cara que o esperado.
A bandeira tarifária vigente no mês julho foi a amarela, com uma cobrança extra de R$ 1,50 a cada 100 kWh. Já em agosto, haverá cobrança extra de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Com a bandeira vermelha em vigor em todo Brasil e o período de estiagem em Mato Grosso, o Procon-MT dá dicas simples para o consumidor economizar energia e não se assustar com a chegada da conta:
– Chuveiro: contamos com um clima seco e quente essa época do ano em Mato Grosso, por isso opte por utilizar o chuveiro na temperatura natural, que não consome energia elétrica;




