Até quarta-feira (5), feriadão de Carnaval, áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estarão sob aviso laranja (Riscos Potenciais: Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias). Novas ondas de calor, com temperaturas previstas para superar em até 5°C a média climatológica de acordo com INMET.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla e não ser pontuais, como observado nos últimos dias.
As áreas mais afetadas pelas altas temperaturas poderão ser o sudeste de Mato Grosso do Sul, o sudoeste de São Paulo, o oeste do Paraná e de Santa Catarina, além de grande parte do Rio Grande do Sul. Na capital gaúcha, o termômetro pode registrar 38°C.
Esta poderá ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23, enquanto a segunda aconteceu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.





