Atualizando...

O “Oráculo dos Biológicos” traz revelações sobre o futuro da agricultura mundial

Vicente Delgado
19/03/2025 às 11:52
O “Oráculo dos Biológicos” traz revelações sobre o futuro da agricultura mundial

E se o segredo para alimentar o mundo sem degenerar o solo já estivesse escrito na própria natureza? O futuro da agricultura será decidido por máquinas, ou por organismos invisíveis trabalhando em silêncio? Pode a vida microscópica ser a chave para uma nova revolução verde? A resposta para os desafios agrícolas está no futuro ou nos processos naturais do passado? Estas são perguntas que começaram a ser respondidas por um verdadeiro Oráculo dos Biológicos.

Antes de avançarmos, é importante saber que na antiguidade, os Oráculos eram considerados fontes de sabedoria e previsões sobre o futuro, guiando civilizações com respostas enigmáticas, mas visionárias. Na Bíblia, por exemplo, Oráculo é uma palavra de Deus que precisa ser proclamada e que se realiza. No cenário da agricultura moderna, o “Oráculo dos Biológicos” surge como uma metáfora para o conhecimento avançado sobre bioinsumos — microrganismos, biofertilizantes e defensivos naturais que impulsionam uma produção mais sustentável e eficiente. Assim como os antigos oráculos antecipavam mudanças, os biológicos hoje revelam o caminho para um agro regenerativo, produtivo e menos dependente de químicos sintéticos. Essa revolução, baseada na ciência e na biotecnologia, promete transformar a agricultura mundial, garantindo maior equilíbrio entre produtividade e preservação ambiental.

Bio Oracle – O Oráculo dos Biológicos

Visita A Biotrop Bio Oracle 3

E para esclarecer tudo isso, embarcamos em uma jornada transcendental ao coração da inovação em bioinsumos, onde tivemos o privilégio de conhecer de perto o Bio Oracle – O Oráculo dos Biológicos, o avançado centro de pesquisa e desenvolvimento da Biotrop, localizado na divisa entre Jaguariúna e Santo Antônio de Posse, em São Paulo. Inaugurado em 2021, o Bio Oracle se apresenta não apenas como uma estrutura física, mas como um celeiro de conhecimento e tecnologias voltadas para um agronegócio mais sustentável e eficiente.

Ao chegarmos, fomos calorosamente recebidos para uma manhã que prometia desvendar os segredos por trás da produção de soluções biológicas e naturais que estão transformando a agricultura brasileira. A atmosfera era de entusiasmo e curiosidade, compartilhada por todos os participantes do Road-Show para Comunicadores do Agro. Logo no início, tivemos a oportunidade de ouvir Jonas Hipólito, cofundador e atual presidente da Biotrop, que trouxe a visão holística deste centro de pesquisas. “O Bio Oracle não é somente uma estação instrumental. Ela é um local que a gente, por uma razão espiritual, divina, mística, a gente chama de o Oráculo dos Biológicos, um lugar que a gente de fato trabalha para criar inovação e para transformar o agronegócio usando as tecnologias biológicas e naturais.”, disse Jonas.

Jonas Hipolito Cofundador E Atual Presidente Da Biotrop 1

A escolha do nome “Oracle” (Oráculo) não é por acaso, traduzindo a ambição da Biotrop em prever e construir o futuro da agricultura por meio de seus produtos e tecnologias. Fundada em 2018 em Vinhedo, a Biotrop trilhou um caminho de crescimento notável, tornando-se líder no mercado de produtos biológicos no Brasil. Como explica Jonas “Nós fomos a primeira empresa que não veio para o mercado falando que o biológico era uma parte pequena do manejo, uma parte complementar, mas sim que existiriam soluções naturais, biológicas que de fato substituem as soluções tradicionais, outras que complementam, enfim, mas a gente foi o primeiro a vir mais efetivo, com pelo menos o desejo, a ambição de fazer algo mais ousado, competir com as grandes empresas[…] e a gente tem tido sucesso nisso.”, avalia o presidente.

E de fato, em dezembro de 2023, a Biotrop passou a integrar o grupo belga Biofirst, em um movimento estratégico que visa expandir sua atuação global e fortalecer ainda mais o Brasil como exportador de tecnologia biológica. A missão da Biotrop é clara: desenvolver soluções biológicas e naturais para o sucesso do cliente, com a visão de alcançar um faturamento de 1 bilhão de dólares, como divisão, nos próximos 10 anos, expandindo-se para a América do Norte, Europa e Ásia.

O primeiro passo para o desenvolvimento de novas tecnologias

A visita ao Bio Oracle nos proporcionou uma visão abrangente da estrutura dedicada à pesquisa e inovação. Além da vasta área de pesquisa de campo, pudemos observar os laboratórios de formulações, tratamento de sementes e as modernas casas de vegetação. Estes ambientes controlados são cruciais para o desenvolvimento e teste de novas soluções que atendam às demandas específicas do agronegócio brasileiro.

Thales Facanali Martins Gerente De Portfolio Da Biotrop 1

Thales Facanali Martins, gerente de portfólio da Biotrop, foi nosso guia nessa experiência imersiva no avançado centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Com brilho nos olhos e muita convicção, Thales enfatiza a importância do espaço para o desenvolvimentos e testes das novas tecnologias. “Como você pode perceber, estamos em uma estufa totalmente automatizada, uma estufa de alta tecnologia, com controle de temperatura, radiação e também com irrigação automatizada. Para quê? Para dar o primeiro passo[…] Isso é importantíssimo, para ganhar velocidade no desenvolvimento de biotecnologias. Este é um local inteiramente desenvolvido para testar biociência. Desde eficácia de produto, formulação, nematoides, insetos, controle de doenças, em múltiplas culturas, soja, milho, algodão, amendoim, HF[…]“, comenta.

Visita A Biotrop Bio Oracle 1

Apesar da eficiência comprovada e elevados ganhos no contexto ambiental, Thales avalia que ainda há muito espaço para ser conquistado pelos produtos biológicos. “Hoje o bioinsumo já é uma realidade. O biológico já é empregado na cadeia produtiva, só que ainda temos muito a crescer. Eu falo isso porque o maior concorrente do biológico não são as outras empresas que estão no mercado, e sim o que ainda não aderiu a essa tecnologia. A gente tem mais de 50% do mercado de agricultores que não conhecem ou experimentaram essas tecnologias. Então a gente tá no momento de franca expansão, um momento de incríveis tecnologias surgindo que vão potencializar cada vez mais esse mercado. E hoje estamos aqui sendo protagonistas das tecnologias biológicas e com um futuro maravilhoso por vir.“, completa o especialista.

Retornando a apresentação do presidente Jonas, um dos aspectos mais fascinantes da Biotrop é sua busca incessante por novas tecnologias na vasta biodiversidade brasileira. O projeto Nimble exemplifica esse esforço, com equipes explorando diferentes biomas do Brasil em busca de microrganismos com potencial para aplicações na agricultura. “O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo e a gente explora isso de forma sustentável. Além disso, o Brasil tem um arcabouço regulatório muito bem montado para explorar isso. Então, a nossa equipe vai para o Pantanal, vai para o Pampa, vai para a Amazônia, vai para a Caatinga, explorar, identificar microrganismos, faz todo um trabalho que a gente chama de funcionalidade. Então verifica se dá para crescer, se é seguro, tem escala, tem custo, funciona porque a gente precisa, porque o agronegócio precisa.”, complementa Jonas Hipólito.

Jonas Hipolito Cofundador E Atual Presidente Da Biotrop 2 1

Essa pesquisa de base se traduz em um robusto pipeline de inovação, com a Biotrop investindo significativamente em pesquisa e desenvolvimento e realizando mais de 1200 ensaios de campo próprios anualmente. A empresa também se destaca pela sua capacidade de transformar descobertas científicas em produtos comerciais de forma ágil, impulsionada por uma equipe de 70 pesquisadores espalhados pelo Brasil e Argentina.

A visita também ampliou nossa visão sobre a relevância do nosso país no cenário global de bioinsumos. Segundo Jonas, o sucesso do Brasil se deve a uma combinação de fatores, incluindo um arcabouço regulatório favorável, a sede por inovação dos produtores, uma indústria de bens de capital forte e a disponibilidade de mão de obra qualificada. Para sustentar esse crescimento, a Biotrop tem investido fortemente em sua capacidade produtiva. Em 2024, foram investidos R$ 100 milhões em seus dois Centros de Multiplicação de Microrganismos em Curitiba (PR) e Jaguariúna (SP), triplicando a capacidade de produção. Estas unidades, equipadas com tecnologias de ponta, estão entre os centros mais modernos da América Latina.

Vicente Delgado E Jona Hipolito Visita A Biotrop 1

A nossa imersão no Bio Oracle revelou um ambiente vibrante de pesquisa, inovação e compromisso com o futuro da agricultura. Ver de perto os processos de produção, desde a identificação de microrganismos promissores até a formulação de produtos de alta tecnologia, foi uma experiência verdadeiramente valiosa. A paixão e o conhecimento da equipe da Biotrop, liderada pela visão holísitca de Jonas Hipólito, nos deixaram com a certeza de que o “Oráculo dos Biológicos” está, de fato, construindo um futuro mais verde e produtivo para o agronegócio brasileiro e mundial. A visita não foi apenas informativa, mas inspiradora, reforçando a importância da ciência e da inovação na busca por soluções sustentáveis para os desafios da agricultura contemporânea.

AGRONEWS é informação para quem produz

Biológicos Biosinsumos biotrop Road-Show

Compartilhe esta notícia: