Mato Grosso passa a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa) e as unidades frigoríficas que possuem o selo estadual de inspeção poderão solicitar a certificação para comercializar em todo o território nacional
A adesão ao sistema nacional é uma demanda do setor produtivo da carne para ampliar o mercado da indústria regional, ao mesmo tempo em que atesta a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor.
O termo de adesão foi assinado pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, durante a abertura da 45ª Exposul nesta segunda-feira (07), em Rondonópolis. O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, destaca a importância da integração ao Sisbi-Poa para o fortalecimento da cadeia produtiva.
“Temos indústrias que produzem produtos de qualidade e com capacidade para ampliar as vendas para o território nacional, mas impedidas por barreiras burocráticas. Com o Sisbi-Poa vamos certificar a qualidade para todo o país, fortalecer a indústria local e aumentar a demanda para os pecuaristas”, afirma Marco Túlio.
O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária, Guilherme Nolasco, explica que o sistema estadual foi auditado pelo Mapa e os ajustes solicitados foram atendidos. Para o presidente, a integração ao sistema unificado comprova a qualidade do serviço realizado pelo Indea. “Estamos em busca de fortalecer nosso serviço de inspeção para garantir mercado consumidor aos produtos mato-grossenses. O Indea já possui um trabalho reconhecido com relação à sanidade do rebanho e agora conquistamos mais este certificado”.
O Sisbi-Poa padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Em maio deste ano, a Acrimat formalizou ao governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Indea, a solicitação de adesão ao sistema como forma de fortalecer o setor, sobretudo em período de crise.
Atualmente integram o Sisbi-Poa os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal.



![Carne adulterada: fábrica usava corante em espetinhos [Vídeo]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fapi.agronews.tv.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2026%2F01%2Ffabrica-usava-corante-em-espetinhos-1024x576.jpg&w=3840&q=75)