Jornalistas de diversas regiões do país e especializados em agronegócio, visitaram Mato Grosso durante a 54ª Expoagro

Por: Arno Schneider

Aconteceu durante a última EXPOAGRO (julho/2022) um evento muito interessante, diferente e desconhecido pela maioria das pessoas.

Jornalistas do Agro

Trata-se do “Road show MT”, idealizado por uma entidade de nível nacional, denominada Texto Comunicação Corporativa, que tem como objetivo promover ações para melhorar a comunicação entre o agro e o público.

Para falar e escrever sobre o agronegócio é preciso antes conhecê-lo.

Após décadas de alta tecnificação, com avanços em produtividade, gestão e ambiência, mais ganhos sociais e trabalhistas, o agro brasileiro se vê diante de um novo desafio: o da comunicação fora da porteira.

Há 50 anos éramos importadores de alimentos. Saímos de uma situação de insegurança alimentar para sermos grandes exportadores.

A conquista do cerrado que contribuiu grandemente para esse “milagre” brasileiro, num curto período de algumas décadas, é fato inédito no mundo inteiro.

Pesquisas da Embrapa e a competência do homem do campo, que resolveu pegar na “enxada” e no “laço”, também foram decisivos para esse avanço.

Essa história de conquistas deverá ser contada para a sociedade. É preciso elaborar projetos destinados ao fortalecimento da imagem da agropecuária.

Com esse objetivo foi programado o “Road show MT”. Por sugestão do Portal Agronews do jornalista Vicente Delgado, o Sindicato Rural De Cuiabá, promotor e organizador da Expoagro na pessoa do seu presidente Celso Nogueira, decidiu inclui-la na programação técnica da feira.

Apresentação do Road-show MT

Participaram do projeto 22 jornalistas representando dez estados, que foram deslocados das suas redações e vieram conhecer a realidade do campo do maior estado produtor do país.

O evento foi organizado num sistema de “Dia de Campo”, com visitas nas propriedades rurais.
O primeiro dia foi reservado à agricultura, com visitas às fazendas do Grupo Bom Futuro em Campo Verde. Os jornalistas tiveram a oportunidade de se inteirar do alto grau tecnológico aplicado nas culturas de soja, milho, algodão e na piscicultura.