<![CDATA[

Saiba como identificar a verminose nos rebanhos e como tratá-la utilizando a vermifugação. Confira estas e outras dicas que o AGRONEWS® preparou para você!

Por Bianca Mortelaro/AGRONEWS®

Em entrevista ao AGRONEWS®, o médico veterinário Nilton Mesquita, gerente de relações institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso – ACRIMAT, faz algumas orientações para o controle parasitário da verminose nos bovinos. E aproveita para alertar sobre a importância da manutenção da sanidade animal do rebanho, principalmente no inverno.

“A verminose é um grande problema sanitário dos rebanhos de bovinos, afeta o desenvolvimento dos animais, prejudica a produção, pode levar a morte e gera prejuízo financeiro. No inverno, uma época seca, os animais sofrem mais com a verminose, com as pastagens secas e deficientes, perdem peso e tem menos resistência, a solução para este problema envolvem estratégias de controle e de combate em práticas de manejo e aplicação de vermífugos.”, orienta Nilton.

Como vimos, estes são alguns dos diversos problemas que a verminose causa nos rebanhos, mas como identificar a verminose? E com qual frequência deve-se realizar a vermifugação? Estas e outras dúvidas são comuns e serão esclarecidas ao longo deste artigo especial.

Como o rebanho é infectado e quais sintomas eles apresentam?

De forma geral os animais são infectados ao ingerir água ou alimentos com larvas de vermes, e são mais comuns em períodos secos, explica Nilton. “No caso de bovinos, os animais em desmama, de recria e as vacas de pré-parto são as categorias mais sensíveis à verminose, algumas consequências desastrosas causadas pela verminose são: redução de consumo voluntário de alimentos, redução da eficiência reprodutiva, prejuízos financeiros adicionais, possíveis problemas com resíduos das drogas na carne, no leite e no meio ambiente” afirma.

Sintomas comuns:

• Diarreia;
• Pelos arrepiados;
• Falta de apetite;
• Anemia;
• Emagrecimento;
• Barriga estufada; e
• Em casos mais graves pode até mesmo levá-lo a morte.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Qual o período ideal para fazer a vermifugação?

A realização do tratamento deve ser iniciado a partir dos primeiros dias de vida do bezerro. Um calendário estratégico deve ser elaborado para maior controle parasitário dos lotes de rebanhos e deve ser adotado na época do ano mais oportuna, o inverno, quando a quantidade de parasitas nos animais são maiores que na pastagem.

Os tratamentos se concentram em períodos pré-determinados, no início, meio e final da seca que na grande maioria das regiões brasileiras condiz com os meses de maio, julho e setembro, segue um exemplo de calendário, que pode ser modificado a partir da recomendação do veterinário responsável.

Fêmea prenha: 60 dias antes do parto

1⁰ Vermifugação: De 2 a 3 meses até o desmame, realizando o protocolo a cada 60 ou 90 dias. É indicado que seja feito na segunda quinzena de abril, época da vacinação contra a Febre Aftosa;
2⁰ Vermifugação: Primeira quinzena de julho;
3⁰ Vermifugação: Segunda quinzena de agosto/setembro;
4⁰ Vermifugação: Primeira quinzena de dezembro.

Após um tempo a quarta vermifugação pode deixar de ser feita, se o rebanho estiver com a verminose controlada.