A tradicional feira agroindustrial de Cuiabá se mobiliza para ser o palco de atração para grandes investidores e agente catalisador da conexão campo-cidade.
Cuiabá se prepara para receber a 57ª Expoagro, que promete ser não apenas a maior edição da feira já realizada, mas também um marco decisivo para o agronegócio e a economia de Mato Grosso. Na manhã desta quinta-feira(03), o Sindicato Rural de Cuiabá realizou um encontro com a imprensa local, lideranças e especialistas que revelaram os bastidores da organização e os principais objetivos do evento: atrair investimentos, impulsionar a diversificação econômica e aproximar a população urbana da realidade do campo.
Gratidão e compromisso com o legado da Expoagro

Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, iniciou sua fala com um agradecimento abrangente — primeiramente à Deus, à equipe organizadora, à imprensa e aos parceiros institucionais, como o governo estadual, vereadores e secretarias. Reconheceu que um evento dessa dimensão só se concretiza com apoio coletivo, e reforçou a relevância estratégica da Expoagro para a capital. “Cuiabá precisa e merece um evento dessa grandeza. Quero agradecer a vocês da imprensa por nos ajudarem a divulgar tudo isso. Tenho certeza que esse o maior evento da história em tamanho e importância“. Nogueira também destacou o alinhamento com as forças de segurança, em especial a Polícia Militar, cuja atuação será fundamental para garantir um ambiente seguro para todos.
Segurança em primeiro lugar

O Tenente-Coronel Alessandro de Jesus, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar em Cuiabá, apresentou brevemente um plano de segurança robusto e coordenado. A estrutura contará com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e incluirá:
- Monitoramento via CIOSP Móvel, com tecnologia de reconhecimento facial;
- Interdição de vias estratégicas — como São Cristóvão, Beira Rio e Carmindo de Campos — para otimizar o fluxo de entrada e saída;
- Atuação de diversas unidades policiais, incluindo Cavalaria e múltiplos batalhões;
- Participação da Justiça com a presença de uma juíza de grandes eventos, além de apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Juizado de Menores;
- Revista obrigatória na entrada, com proibição de objetos pontiagudos ou metálicos.
“Nossa missão é garantir a integridade do público presente no evento. Então, nós vamos atuar em conjunto para que as pessoas possam entrar e sair de maneira tranquila. Estamos à disposição, e estaremos envolvidos com várias unidades policiais militares nesse evento“, completou o comandante.
Investe Cuiabá: a nova agenda do desenvolvimento
Entre os destaques deste ano está o lançamento da Investe Cuiabá, iniciativa inspirada na bem-sucedida Investe Minas. Fernando Medeiros, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, anunciou que a proposta visa reposicionar à capital como um polo de oportunidades. “Este evento já é a maior exposição do agronegócio do estado, mas agora a Expoagro será o maior local para debate das discussões que envolvem a economia do estado de Mato Grosso. Este ambiente que nós estamos criando, vai proporcionar isso. No dia 14, teremos a inauguração deste fórum, é o fórum da TSX Invest, onde nós vamos discutir Mato Grosso como uma nova fronteira de atração de investimentos“, explica o secretário.

Segundo Fernando, com apoio da consultoria internacional TSX Invest, que adota metodologias do Banco Mundial e do MIT, será feito um diagnóstico detalhado para identificar as vocações econômicas de Cuiabá. A indústria de confecções, por exemplo, desponta como um setor promissor, com potencial de sinergia com a produção têxtil de Campo Verde.
Carlos Henrique Guedes, CEO da TSX Invest, de Minas Gerais, reforçou que Mato Grosso representa tanto o presente quanto o futuro do Brasil. Segundo ele, o momento exige ir além do agronegócio, apostando em industrialização e verticalização da produção, especialmente com a chegada da ferrovia à região. “O que eu enxerguei foi o grande potencial que essa terra tem aqui. Realmente é a terra do presente e a terra do futuro. Esse é o estado que vai levar o Brasil ao outro patamar. Não é só no agronegócio, não. O agronegócio lidera isso de uma forma bem importante, mas são os demais setores integrados, com muita diversificação econômica, com muita atração de investimento. Nós faremos essa terra cada vez melhor para todos nós“, enaltece Guedes.

Além do agronegócio, o evento se configura como motor do turismo regional. Atraindo visitantes de diversos municípios e estados, a feira impulsiona setores como hotelaria, gastronomia e transporte, aquecendo a economia local. Cuiabá, com seus 306 anos, reúne atrativos naturais e históricos que, se bem promovidos, podem consolidar a cidade como um destino turístico relevante — não apenas uma promessa, mas uma realidade.
Fórum dos setores produtivos: Um olhar sustentável e atualizado
Sob curadoria do professor Dr. João Costa Jr., da UFMT, e reponsável pelo Connect Zoo Agro, o Fórum dos Setores Produtivos será palco de debates e trocas de experiências voltadas à sustentabilidade, em sintonia com os temas da COP 30, que ocorrerá em Belém. Entre os assuntos abordados:







