Há 14 anos o Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães está comprometido na realização do Encontro de Mulheres Rurais do município que este ano leva o tema “Mulheres Empreendedoras”. Presidido por uma mulher, o sindicato defende a valorização do trabalho da mulher no campo e a valorização dela na família e na sociedade
O evento, que já está na 14ª edição, é gratuito e será no próximo sábado (26/08), no salão Paroquial de Sant’Ana, em Chapada dos Guimarães. A comissão organizadora estima que mais de 250 mulheres devem participar da programação que começa às 7h30 e segue até às 17h.
De acordo com a presidente do sindicato Deusimar Muniz Lima, o encontro gera reflexões sobre a situação da mulher na família e na sociedade e temas de seu interesse. Valoriza as atividades realizadas pelas mulheres nas comunidades rurais e promove a venda de produtos por meio de exposição e feiras.
“O evento oportuniza as mulheres a conhecerem políticas públicas de inserção da mulher no mercado de trabalho, na família e na sociedade trazendo informações para melhorar sua saúde, aumentar sua autoestima, conhecer leis e programas governamentais. É um momento da comunidade se unir para mostrar a organização do trabalho comunitário em busca do Título de Rainha da agricultura familiar do município”, disse Deusimar.
A programação inclui no período da manhã duas palestras, uma com a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) Marli Pergorini com o tema “Mulher Empreendedora” e a outra com Zuleide Pontes da empresa Furnas Centrais Elétricas sobre “Empoderamento Feminino”.
Pensando em proporcionar um ambiente alegre e descontraído para as participantes será servido um almoço acompanhado de show musical. No período da tarde iniciam as atividades culturais como o desfile das candidatas a “Rainha Rural”, apresentações de dança sênior e ballet e atividades em grupos.
No final do dia será divulgado o resultado do concurso e na sequencia será servido um lanche de encerramento.


