Com 10 categorias diferentes e participação popular, prêmio visa fortalecer a presença feminina no campo
O movimento Mulheres Positivas, composto por um ecossistema internacional de produtos e serviços focado no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, anuncia o lançamento oficial do 1º Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio. A iniciativa, que conta com o Patrocínio Master da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), tem como objetivo, fortalecer a imagem e reconhecer as empreendedoras que atuam no setor que mais contribui para a economia brasileira.
Mulheres Positivas
Fabiana Saad, considerada uma das 20 mulheres mais influentes do Brasil pela Forbes em 2022 e fundadora do projeto Mulheres Positivas, explica que a criação da premiação voltada ao Agro surgiu da relação de infância que ela possui com o campo, já que a sua mãe é fazendeira. “Fui criada na fazenda de café da minha mãe. Então, eu cresci em contato com a agricultura. Me sinto responsável e profundamente tocada em poder homenagear as mulheres que atuam no setor que alimenta nosso país e muitos outros”, diz.

A elaboração do Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio contou com a colaboração da zootecnista Carol Gama, que tem mais de 20 anos de experiência no Agro e possui especialização em marketing pela ESPM. Carol trabalhou para diversos segmentos, como estrutiocultura, ovinocultura e também para a mídia especializada. Ela foi show manager do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio e atualmente é sócia fundadora da Gama Consultoria.
A agropecuarista Sônia Bonato, que atua há quase 28 anos na agricultura, é a embaixadora do prêmio. Ela é proprietária da Fazenda Palmeiras, em Ipameri (GO), onde cultiva soja, milho e sorgo. Ela participa de dois programas de certificação e sustentabilidade internacionais: o PRS-CERRADOS, do Reino Unido, e o SUSTENTAR, da Holanda. Sônia também é embaixadora do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, um evento que reúne e valoriza as mulheres que fazem parte do setor.
Participação feminina no agro
De acordo com a “8ª Pesquisa ABMRA. Hábitos do Produtor Rural”, a participação feminina aumenta ano após ano, enquanto 94% dos produtores reconhecem a importância da mulher no campo. Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, que atuará como apoiadora na organização do prêmio e patrocinadora, explica que iniciativas como esta são muito importantes para o crescimento do setor.



