Equipes de quatro universidades participam de evento voltado ao manejo integrado de pragas.

Começa nesta sexta-feira (7) o primeiro Hackathon Embrapa. Trata-se de uma maratona universitária voltada ao desenvolvimento de aplicativos móveis (APP) para o manejo integrado de pragas (MIP). O evento é destinado a universitários e egressos até três anos de instituições de ensino públicas e privadas e termina no dia 27 deste mês.

A partir das 9h desta sexta, pesquisadores das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Minas Gerais, do Paraná, de Goiás e da Paraíba farão palestras sobre manejo integrado de pragas para soja, feijão, milho e algodão. O APP a ser desenvolvido deverá ser gratuito e ajudar produtores e pesquisadores na tomada de decisão sobre o MIP.

Nove equipes de alunos da UnB, Ceub, Unip e Universidade Estácio de Sá confirmaram a participação na maratona. No dia 27, os estudantes retornarão para apresentar os aplicativos. Os três melhores serão incorporados ao catálogo de APPs da Embrapa para as plataformas Android ou IOS.

Segundo o coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação da Embrapa, Fabiano Mariath, o prazo de 20 dias para o desenvolvimento das soluções é um diferencial do evento. “Geralmente, os hackathons são realizados em um período mais curto e não geram resultados substanciais. No nosso Hackathon, os estudantes poderão colocar em prática todo o processo de engenharia de software para desenvolver um produto final.”