Afirmação foi feita durante a sua apresentação no LIDE Brazil Investment Forum 2023, na manhã desta terça-feira, 9 de maio, no Harvard Club, em Nova York

Mauro Mendes, governador do estado de Mato Grosso, é conhecido por sua postura crítica em relação ao Estado brasileiro. Em diversas ocasiões, ele tem ressaltado que o país é marcado pela burocracia excessiva e que isso tem um alto custo para a sociedade. E não foi diferente o seu discurso no LIDE Brazil Investment Forum 2023, realizado hoje em Nova York.

É muito burocrático o sistema, que penaliza a produção, o sistema que penaliza o consumidor ou cidadão, as empresas e empreendedorismo.“, disse o governador de MT em seu pronunciamento de abertura no Fórum.

O alto custo da burocracia

Para começarmos a entender o pronunciamento do governador de Mato Grosso sobre esse tema, é importante saber que o Custo Brasil é a expressão usada para se referir a um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham o crescimento do país, influenciam negativamente o ambiente de negócios, encarecem os preços dos produtos nacionais e custos de logística, comprometem investimentos e contribuem para uma excessiva carga tributária.

Segundo estudos recentes, o custo anual da burocracia no Brasil chega a 1,5 trilhão de reais. Esse valor representa cerca de 22% do PIB do país e é maior do que o gasto com saúde e educação juntos.

Além disso, a burocracia também tem um impacto social negativo. Ela dificulta o acesso da população aos serviços públicos, aumenta a desigualdade e contribui para a corrupção. Do cidadão comum ao setor produtivo, todos sofrem as consequências do alto custo da burocracia.

Isso tudo faz com que, há mais de 20 anos, o Brasil ocupe posições desfavoráveis nos principais rankings internacionais de competitividade.

Falamos nesse momento de reforma tributária e o Brasil ao longo dos últimos anos, décadas talvez, tem falado em fazer uma reforma tributária. Nós temos lá [no Brasil] um perverso sistema de tributação que, na sua amplitude e na sua magnitude, não alcança os objetivos para os quais ele foi idealizado. É muito burocrático o sistema, que penaliza a produção, o sistema que penaliza o consumidor ou cidadão, as empresas e empreendedorismo.“, disse o governador de MT em seu pronunciamento de abertura no Fórum.