Eleito com mais de 60% dos votos, Endrigo Dalcin – produtor de Nova Xavantina comanda a associação do principal estado produtor de grãos pelos próximos dois anos
O agricultor Endrigo Dalcin se tornou nesta segunda-feira, dia 9, o novo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Candidato da chapa Aprosoja Forte, Dalcin teve mais de 60% dos votos de 2.440 produtores de 23 municípios, derrotando o candidato da chapa Unidos para Fortalecer, Vanderley Reck Junior, presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra.
Em Nova Xavantina, onde Dalcin é produrtor, a eleição ocorreu no sindicato rural da cidade. Logo cedo, a movimentação era grande. Mais de 80 associados puderam participar do pleito. O novo presidente eleito da Aprosoja-MT representa os agricultores do município e votou no início da manhã. Ele pregou um discurso de união, querendo estreitar os laços com os agricultores do interior do estado.
“Nosso ponto principal é o envolvimento das pessoas, dos produtores, das famílias, com a direção da Aprosoja. Nós precisamos juntar mais esses dois setores: o produtor do interior com a direção, é de onde vem a nossa força e nós precisamos escutar mais os produtores do interior”, disse ele.
Em Tangará da Serra, 160 associados participaram da votação. Eles cultivam 130 mil hectares do grão no município. No sindicato rural, o movimento foi mais intenso no início da manhã. Antes das 9h30, cerca de 30% dos eleitores já tinham votado.
Vanderley Reck Junior estava otimista após 27 dias de campanha. Após a contagem dos votos, o candidato disse que respeita o resultado e agradeceu aos eleitores. “Nosso sentimento é de missão cumprida até aqui. Fizemos uma campanha justa e honesta. Só tenho a agradecer aos produtores”, disse.
Para participar, o associado tinha que mostrar um documento com foto. A votação foi realizada em urnas eletrônicas. Além do voto digital, cada eleitor colocava na urna um comprovante da escolha, caso seja necessário uma recontagem manual. Além da escolha da nova diretoria, o associado também votou nos delegados da Aprosoja-MT para cada município.



