Andança do Geneplus, Acrimat em Poconé, tourada CFM e Agro Maripá na Alemanha

A edição de 2017 do Circuito Geneplus Embrapa, evento no qual pecuaristas, técnicos e pesquisadores visitam fazendas atendidas pelo programa de melhoramento genético, será realizada de 5 a 8 de abril. Neste ano, quatro fazendas do estado de Mato Grosso irão compor o roteiro. Nele, os visitantes irão conhecer os resultados obtidos por produtores mato-grossenses e a forma de trabalho em cada propriedade.

A primeira fazenda visitada será a Estância Ângela, em Rondonópolis, na quarta-feira, dia 5. Em seguida, no dia 6, o grupo segue para o município de Jaciara, onde serão conferidos os resultados do Geneplus na Fazenda Araponga. Já na quinta-feira, dia 7, o grupo passará pela Fazenda Kangayan, em Denise, e no dia 8, o Circuito será finalizado na Fazenda São Luiz, em Mirassol d’Oeste.

“A ideia é reunirmos os participantes do programa para o intercâmbio de experiências relacionadas ao melhoramento animal feito dentro de cada propriedade e dar a oportunidade aos associados de exporem aos demais integrantes como o trabalho vem sendo desenvolvido da porteira pra dentro”, afirma Leonardo Nieto, técnico do Geneplus e organizador do circuito. “Além de estreitar o relacionamento entre eles, durante as visitas é possível aos visitantes conhecer diferentes trabalhos de seleção genética e a importância de se priorizar a utilização de touros com procedência. Isso é importante para todos os integrantes da cadeia”, complementa Nieto.

Ainda na estrada

Começou dia 20 deste mês a edição 2017 do tradicional Tour do Corte promovido pela ABS, empresa de inseminação artificial. Técnicos e gerentes vão passar por três estados, conhecendo pessoalmente 12 rebanhos fornecedores de genética e clientes da empresa. Essa será a oitava edição dessse roteiro. “O objetivo principal é ver o desempenho da nossa genética a campo, revisando progênies e aproveitando para estreitar o relacionamento com esses nossos grandes clientes e parceiros”, comenta Cristiano Ribeiro, gerente do Departamento Técnico Corte da ABS.

Durante os 11 dias de viagem, serão revisadas progênies de touros como Final Product, Solid Gold e Curve Bender. No roteiro, estão incluídas fazendas com diferentes sistemas de produção e de seleção.

Tourada CFM

A paulista Agro-Pecuária CFM aproxima-se da marca dos 39 mil touros Nelore CEIP produzidos desde o início do seu programa de melhoramento genético, no começo da década de 1980. São touros suficientes para cobrir cerca de 1 milhão de matrizes, segundo a CFM.