Segundo especialista em imóveis de luxo, grandes empresários do agronegócio no Brasil estão investindo em imóveis à beira mar na cidade considerada a Dubai brasileira. Balneário Camboriú está tendo um boom imobiliário, com valorização de 80% após obras de alargamento da Orla principal e construção de empreendimentos luxuosos exclusivos, entenda porque.
Balneário Camboriú, a Dubai brasileira
Balneário Camboriú apesar de ser bem menor do que megacidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, a cidade de pouco mais de 145 mil habitantes, em Santa Catarina, ostenta um recorde surpreendente: abriga seis dos dez edifícios residenciais mais altos da América do Sul, de acordo com dados compilados pelo Council on Tall Buildings and Urban Hab, uma ONG internacional.
A maioria dos prédios altos fica ao longo da Praia Central, a mais famosa da cidade. Essa concentração de gigantes fez com que a orla “perdesse” o sol literalmente. Mas isso não foi nenhum empecilho para a engenharia moderna.
Um plano de alargamento da orla de Balneário Camboriú é discutido no município há anos. Em junho de 2017, o prefeito Fabrício Oliveira apresentou o projeto ao governador Raimundo Colombo e ressaltou que não se trata apenas de uma questão estética, mas também econômica. “É uma obra importante porque recupera e oferece à praia as condições necessárias para a manutenção do turismo”, declarou o prefeito em nota para o Portal Oficial da Prefeitura.

Todas essas transformações visam dar suporte ao número crescente de moradores e pessoas que visitam Balneário Camboriú, considerada a “Capital Catarinense do Turismo”.
“A Praia Central é o coração da nossa cidade, e queremos que todos aproveitem — do banho de sol à prática de esportes e bons restaurantes. Temos outras praias em que a construção não é permitida por questões ambientais“, argumenta o prefeito.
“Afinal, ser a ‘Dubai brasileira’ é bom para os negócios, e isso nos tornou famosos internacionalmente.“
“Levamos a sério o nosso planejamento urbano e nunca iremos comprometer o meio ambiente, tão importante para a nossa economia“, acrescenta Oliveira.
Ponto turístico das celebridades
Balneário Camboriú ainda é, de fato, um destino popular. Quase 1 milhão de pessoas visitaram a cidade em 2019, segundo as autoridades de turismo, o que faz dela um dos lugares mais visitados de todo o Brasil.

A cidade também é um dos destinos favoritos de ricos e famosos, como o jogador de futebol Neymar, que segundo rumores, no início de 2021 teria comprado uma cobertura avaliada em R$ 30 milhões em um dos mais novos empreendimentos de luxo de BC.
Os visitantes nacionais e internacionais, também são atraídos por uma vasta infraestrutura de entretenimento, repleta de bares, restaurantes e casas noturnas. Tem até uma roda gigante panorâmica. Como era de se esperar, é uma das mais altas do continente.
Além disso, em comparação com cidades litorâneas como o Rio de Janeiro, Balneário Camboriú também é muito mais segura. A cidade aparece na quarta posição da lista dos melhores lugares do Brasil para se morar, divulgada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Boom imobiliário
Um setor que esta sendo fortemente influenciado com a revitalização da Orla é a construção civil. Segundo Alessandro Miranda, CEO da Stylebrokers, uma das principais imobiliárias que comercializa imóveis em Balneário Camboriú, os apartamentos de luxo a venda nesta região terão uma valorização ainda maior, pois a cidade já conta com os metros quadrados mais caros do país. “Temos uma grande expertise neste segmento de luxo e podemos afirmar com toda certeza que BC terá uma super valorização nos próximos anos. Por isso, este é o momento certo para se fazer investimentos.“, explica Miranda.
Segundo o empresário, a procura tem crescido bastante nos últimos meses e a maioria destes atendimentos são destinados à produtores rurais interessados em investir na região. Sem revelar nomes, ele nos conta que pelo fato da sede da empresa ser em Cuiabá/MT – a capital do agronegócio brasileiro, isso facilitou muito a negociação direta com os produtores.
“Os atendimentos que realizamos na sede da Stylebrokers em Cuiabá, boa parte, são para produtores rurais da região de Mato Grosso – e tem gente bem conhecida neste meio, mas por ética profissional não posso revelar os nomes. Com isso percebemos que a procura por imóveis em Balneário Camboriú tem aumentado significamente e o fato principal é que muitos destes empresários do agronegócio tem raízes aqui no Sul. A aquisição dos imóveis são motivados por diversos fatores como: filhos que veem pra cá estudar, para opção de lazer ou descanso, e é claro como um excelente investimento.“, esclarece Alessandro.
Aproveitando o boom imobiliário, o especialista em imóveis de luxo, Miranda, também fez investimentos na região Sul motivado pelas grandes parcerias realizadas para a comercialização dos empreendimentos em lançamento e para poder recepcionar melhor seus clientes, explica. “A procura foi tanta que tivemos que abrir uma filial aqui no Sul, para poder receber nossos clientes com a mesma qualidade que praticamos em Cuiabá. Iniciamos um atendimento em nossa sede e o cliente é direcionado para nossa filial, que fica próxima aos empreendimentos, e isso facilita a visita aos imóveis. Meu sócio em Itapema, Diego Peres, assim como eu, fica disponível 24h por dia para auxiliar nesta procura por um imóvel ideal.”, brinca Miranda.

Conforme o último levantamento do Fipezap, o metro quadrado na cidade agora é o terceiro mais caro do Brasil, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O levantamento feito em outubro mostrou que o metro quadrado em Balneário Camboriú está custando R$ 8.834 para venda, um aumento de 14,42% só em 2021. Com esse aumento, Balneário Camboriú ultrapassou Brasília e colou no Rio de Janeiro.






