A lona plástica fabricada com o polietileno pode ser aplicada em todos os segmentos de mercado tais como o agronegócio e a construção civil.
A lona plástica de polietileno é um material barato e de múltiplas aplicações, tornando esse tipo de material versátil um campeão de vendas. Um estudo realizado pela revista Science estima que a produção de plásticos no mundo já atinge o volume de 8,3 bilhões de toneladas.
O Brasil é um país de dimensões continentais que possui uma demanda cada vez maior por filmes plásticos, conhecidos popularmente como lonas plásticas. Por isso, a lona plástica fabricada com o polietileno pode ser aplicada em todos os segmentos de mercado tais como o agronegócio, a construção civil, o comércio e indústrias em geral.
A lona plástica preta é utilizada principalmente na indústria da construção civil, agronegócio e armazenamento. Fabricadas com o polietileno de baixa densidade preto, é um material de baixo custo que proporciona proteção em cobertura e auxilia na impermeabilização do solo. Sua principal vantagem é a versatilidade associada ao menor preço dentre os materiais plásticos. Pode ainda ser aplicado em silo, forração de caminhão, reformas em geral. A lona preta pode ser utilizada ainda na proteção de pinturas ou reformas, proteção de canteiros, utilização em maquinários, impermeabilização de solos e pisos industriais.
A lona plástica dupla face é um filme plástico de face superior branca e a contraface preta. O lado branco serve para refletir os raios solares gerando menor calor na parte exposta da silagem contribuindo com a maior absorção nutricional da forragem. A face branca permite menor aquecimento e também a entrada de oxigênio no silo. A lona dupla face também é utilizada para revestimento de tanque de peixe e reservatórios de água. É um material com menor custo que a geomembrana que cumpre bem a finalidade que se propõe: impermeabilização com qualidade e facilidade na aplicação e que não demanda mão de obra especializada.
A lona agrícola para estufa é um tipo de filme plástico transparente ou leitoso fabricado com polietileno de baixa densidade que demanda uma determinada intensidade de luz. Por isso quando fabricados sem pigmentação (transparente), garantem maior luminosidade. Entretanto quando fabricado com pigmentação branca, essa luminosidade é reduzida. Este tipo de filme de alta durabilidade é fabricado exclusivamente com resina virgem aditivada. A lona para estufa pode ainda conter aditivos cristal difusor para otimizar a incidência de luz no microambiente para melhor desenvolvimento da cultura.
A lona leitosa branca é um filme plástico aditivado de PEBD pigmentado com a coloração branca encontrado nas casas das lonas. É utilizado em aplicações específicas e para demandas de lonas brancas. As lonas plásticas brancas possuem características estéticas que ampliam o potencial de sua utilização. Para necessidades específicas, a coloração, além de garantir qualidade visual, reflete a luz. A lona branca para estufa possui finalidade essencial de revestir em ambiente controlado plantas que necessitam de quantidade reduzida de luz incidindo na cultura, como é o caso do morango. O filme plástico leitoso para estufa é diferenciado porque possui aditivação anti-UV na sua composição, garantindo maior durabilidade do plástico.
A lona transparente de PEBD Cristal é um material translúcido. Utilizada em aplicações que demandam passagem de luz e visibilidade. É o material para quem não busca uma lona opaca. A lona transparente é desprovida de pigmentação e coloração, e também é conhecida como lona cristal ou lona incolor. A lona transparente pode ser encontrada sem aditivação e também fabricada para a finalidade de estufa. O filme plástico para estufa transparente é utilizado no agronegócio para otimizar o desenvolvimento da plantação em ambientes controlados. É um filme com aditivo anti-UV e pode ou não ter aditivação difusora, que são cristais na composição da lona que auxiliam na dispersão da luz no interior da estufa para aumentar o alcance e crescimento das plantas.


