Embrapa participa do evento com a demonstração de aproximadamente 30 tecnologias

A Embrapa estará presente na AgroBrasília 2017 – Feira Internacional dos Cerrados, com demonstração de aproximadamente 30 tecnologias que conjugam sustentabilidade e produtividade aos sistemas de produção agrícola do país. O evento, que acontece no período de 16 a 20 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR 251, Km 05, sentido Brasília – Unaí- MG), é organizado pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa, DF). A coordenação pela Embrapa é feita pela Secom (Secretaria de Comunicação) e Embrapa Cerrados (Planaltina, DF).

As tecnologias, que estarão expostas em vitrines tecnológicas e no estande institucional localizado no espaço reservado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além dos eventos técnicos são resultados de pesquisas desenvolvidas por 12 unidades da Empresa – Embrapa Acre, Embrapa Amapá, Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Hortaliças, Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Produtos e Mercado, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Soja e Embrapa Trigo.

A vitrine tecnológica da Embrapa está dividida em parcelas com cultivares de forrageiras, mandioca, trigo, soja, maracujá, feijão, girassol, cultivos integrados (milheto, sorgo e milho), hortaliças e Sistema Filho (Fruticultura Integrada com Lavouras e Hortaliças). Na área das forrageiras, o visitante poderá conhecer 18 cultivares, incluindos os últimos lançamentos BRS Quênia e BRS Ipyporã.

A grande novidade deste ano é que foi montada uma rede wifi local com acesso exclusivo à página sobre as tecnologias da Embrapa apresentadas na vitrine. Durante a feira, o visitante poderá acessar informações (textos, áudio, vídeo, fotos) das tecnologias expostas na vitrine da Embrapa através do seu celular ou tablet, inclusive, com uso de QR Code.

Na área da vitrine foi montada uma estação de trabalho, composta de três equipamentos (carrinho para transporte + mesa de seleção + unidade móvel de sombreamento – UMS) que facilitam e aumentam o rendimento das operações de colheita e beneficiamento de hortaliças. Também haverá demonstração do sistema de controle de irrigação – “Irrigas”. As aplicações do ‘Irrigas’ no manejo de irrigação são úteis em ambientes tão variados quanto casas-de-vegetação, vasos de plantas ornamentais e aplicações agrícolas diversas com sistemas de irrigação como o gotejamento, aspersão e sulcos.

Em outras duas vitrines, a do Sistema Agrossilvipastoril Orgânico e de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) serão realizados, respectivamente, visitas técnicas e Dia de Campo. As visitas à vitrine do Sistema Agrossilvipastoril Orgânico acontecerão em todos os dias da feira, de 9h às 17h,  e o Dia de Campo “Diversificação e Intensificação Sustentável da Agricultura Tropical” será no dia 19 de maio, de 9h30 às 12h.

Lançamentos – na vitrine tecnológica da Embrapa ocorrerão os lançamentos do Sistema Filho e de cultivares de soja. O lançamento do Sistema Filho será no dia 17 de maio, de 10h às 10h45. O Sistema Filho é um SAF (Sistema Agroflorestal) para a produção integrada de frutas, grãos e hortaliças em consórcios irrigados. Sua principal característica é a utilização dos espaçamentos entre as linhas de plantas de pomares para o cultivo de espécies de ciclo curto, como hortaliças, grãos e outras culturas de frutas anuais ou bianuais.

No dia 18 de maio, de 8h30 às 10h30, serão lançadas duas cultivares de soja, a BRS 6980 e BRS 7280RR.  Cultivar convencional de soja, a BRS 6980 apresenta superprecocidade que viabiliza a segunda safra de milho, além de alto potencial produtivo. A BRS 7280 RR é transgênica, resistente ao herbicida glifosato, e associa a tolerância à ferrugem asiática da soja. Durante o lançamento das cultivares haverá também apresentação sobre o Programa Soja Livre e palestras sobre manejo de ferrugem asiática e de nematoides.

Entre às 11h30 e 12h será feita apresentação de cultivares de maracujás ornamentais BRS Rosea Púrpura e a BRS Estrela do Cerrado, que são alternativas para o mercado de plantas ornamentais visando ao paisagismo de grandes áreas como cercas, pérgulas e muros. Também será apresentada a cultivar de maracujá doce BRS Mel do Cerrado destinada ao mercado de frutas especiais de alto valor agregado.

Estande do Mapa – Quem visitar o estande do Mapa vai conhecer diversas tecnologias da Embrapa. Haverá apresentação de boas práticas para a produção da castanha-do-brasil em florestas naturais da Amazônia e sobre a importância de abelhas como polinizadores no algodoeiro. Pesquisas comprovaram que quanto maior a diversidade de espécies de abelhas que visitam as flores do algodoeiro, maior o rendimento na produção, que pode ser até 27% superior aos plantios que não tiveram contato com esses insetos.

Os visitantes também receberão informações sobre métodos de recomposição da vegetação nativa do Cerrado, que abrangem diversas opções, de acordo com a necessidade e perfil dos produtores. As práticas de restauração ecológica que serão demonstradas incluem: regeneração natural sem manejo, controle das plantas competidoras, adensamento, enriquecimento, nucleação, semeadura direta e plantio por mudas. No Espaço de Valorização da Agricultura Familiar da Emater- DF estará exposta uma Unidade Didática Agroecológica sobre Restauração Ecológica.