A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) participou de missão à China, liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), entre os dias 15 e 19 de abril, para tratar de temas sanitários e fitossanitários relacionados às negociações comerciais entre os dois países

A delegação brasileira participou de reuniões no âmbito da Subcomissão de Temas Sanitários e Fitossanitários, preparatórias à agenda da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), principal mecanismo de diálogo regular entre o Brasil e a China.

A Associação foi representada na delegação pela diretora executiva, Andressa Silva, e pela gerente de exportação, Beatriz Sartori. Nas audiências realizadas durante a missão, a Abiarroz destacou a qualidade do cereal brasileiro e as práticas sustentáveis do setor.

Além disso, a associação também enfatizou o potencial brasileiro para atender o mercado do país asiático e contribuir para a segurança alimentar daquela população.

mercado do arroz

A China tem uma cota de 2,66 milhões para importação de arroz de grão longo fino. Maior produtor mundial de arroz fora da Ásia, o Brasil tem condições de suprir a demanda chinesa, porque pode aumentar a área plantada e por ter capacidade ociosa na indústria orizícola.

A expectativa da Abiarroz é que as autoridades brasileiras e chinesas intensifiquem as negociações para que o acordo fitossanitário seja assinado até o fim deste ano, possivelmente durante a visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, ou na reunião da Cosban de 2025.