O cenário da pecuária mundial será o foco do principal evento de Mato Grosso voltado para o setor. Durante dois dias, pesquisadores, pecuaristas, estudantes e profissionais da área estarão reunidos em Rondonópolis (MT), no 8º Simpósio de Pecuária de Mato Grosso – “A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo”.
As inscrições para participar do evento já estão abertas e o primeiro lote segue até o dia 15 de abril. O Simpósio será realizado nos dias 2 e 3 de junho e vai reunir alguns dos maiores especialistas em pecuária do Brasil e do mundo, em um dia com palestras e mesa redonda e, outro, com um dia de campo. O evento terá como principais eixos de discussão: modelo de sistema de produção, novas tecnologias, pesquisas, gestão da fazenda e informações de mercado.
De acordo com o sócio-proprietário e diretor da Nutripura, empresa organizadora do evento, Roberto Aguiar, o principal objetivo do evento é apresentar à cadeia produtiva os caminhos para que os pecuaristas sigam no topo do que ele chama de pirâmide de rentabilidade.
“O tema do 8º Simpósio serve justamente para mostrar como pretendemos tornar os pecuaristas brasileiros protagonistas dessa história de sucesso. A rentabilidade da atividade é o desenho de uma pirâmide, onde na base está o pecuarista que por causa da baixa rentabilidade vai aos poucos sendo excluído da atividade. Essa é uma realidade. Por isso, precisamos mirar e estar no topo. É um trabalho árduo e o Simpósio vem com esse propósito: mostrar como atuar para seguir para o topo ou se manter no topo. Um caminho é mostrar como a adesão à tecnologia tem aumentado a rentabilidade. Mas não é qualquer tecnologia. É necessário antes entender o sistema de produção que se tem para só então buscar a tecnologia adequada a ser aplicada. Uma discussão ampla que vamos abordar durante os dias do evento”, afirma o diretor.



