Felício é um dos principais personagens do setor quando o assunto é
a evolução da qualidade da carne e dos processos industriais de abate
O professor titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pedro Eduardo de Felicio, ministra palestra no XXVII Congresso Brasileiro de Zootenia – Zootec 2017, que será realizado de 22 a 24 de maio, no Mendes Convention Center, em Santos (SP).
Ligado por mais de três décadas aos avanços da pecuária nacional,Felício é um dos principais personagens do setor quando o assunto é a evolução da qualidade da carne e dos processos industriais de abate.
Com o nome “Opções de carne bovina no mercado segundo a qualidade organolética”, sua palestra irá focalizar a situação do mercado da carne no Brasil em relação à qualidade funcional, de interesse dos consumidores pelos seus atributos organoléticos, ou seja, que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura e o sabor.
Para Felicio, na escolha dos cortes, o consumidor deve observar a cor e a data de abate, de modo a dar preferência àqueles de cor vermelho-escura com até 45 dias de embalagem. “Admitindo-se que a conservação sob refrigeração tenha sido feita ao longo do tempo conforme as recomendações técnicas, essa carne terá as melhores características organoléticas de maciez, sabor e suculência”, explica o especialista.
Ele abordará, também, os tipos de carne agrupados segundo padrões aceitáveis e, parcialmente, utilizados pela indústria em: a) Extra Premium, b) Premium; c) Linha Grill, e d) Carne para o Dia a Dia.
Pedro de Felicio é graduado em Medicina Veterinária e Zootecnia e mestre em Genética Animal, pela Universidade de São Paulo – USP. Também é doutor em Animal Sciences and Industries (Animal Products), pela Kansas State University. Com experiência nas áreas de Zootecnia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Carnes, Felício atua principalmente em temas que se situam na interface dos interesses da produção animal com os da indústria de carnes bovina e suína.
A palestra dele acontece na segunda-feira (22), a partir das 14h30.
