As alternativas de inovação e gestão nas cadeias produtivas da caprinocultura e ovinocultura estarão em debate no 14º Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica, que acontecerá nos dias 7 e 8 de julho em Coronel Pacheco (MG), durante a programação do CabraFest de 2017
Políticas públicas para o setor produtivo e aspectos para a qualidade na produção do leite de caprinos e ovinos estarão em pauta no evento, voltado para Pesquisadores, produtores, professores, estudantes e técnicos da área de Ciências Agrárias, especialmente os interessados em pequenos ruminantes leiteiros.
Segundo a pesquisadora Izabel Carneiro, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, o destaque aos temas da gestão e inovação foi demandado pelos participantes da edição anterior do Workshop. “Discutiremos a possibilidade de influenciar políticas públicas, como estratégia para que as duas cadeias consigam caminhar juntas e falaremos sobre caprinocultura e ovinocultura de leite para agregação de valor a pequenos produtores. Também traremos experiências de produtores, pois este tipo de comunicação entre eles sempre é producente”, destaca ela.
O Workshop começa na manhã o dia 7, com painel sobre Sistemas de Produção de Leite Caprino e Ovino, que terá apresentações e debates sobre os temas: “Qualidade do leite de cabra: da ordenha à prateleira”, com a professora Cláudia Penna (UFMG); Alimentações de cabras leiteiras e seu impacto no sistema produtivo”, ministrado pelo professor José André Júnior (UFMG); “Afecções do sistema reprodutivo de cabras leiteiras”, com a professora Ana Lúcia Maia (UFF). O painel será moderado pelo pesquisador Jeferson Fonseca, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos.


