Com foco na melhora da eficiência do organismo em bovinos de corte, o uso de vitamina B, protegida da degradação ruminal, pode trazer resultados positivos ao produtor.

Inserir o suplemento na dieta faz com que o metabolismo do fígado bovino atue de forma mais eficiente durante as fases de adaptação às dietas de alto concentrado e na terminação em confinamento convencional ou confinamento expresso. O resultado são animais com melhor desempenho e consequentemente maior lucratividade ao pecuarista, o que reduz a porcentagem de animais que seriam refugos de cocho.

A constatação é da zootecnista e doutora em produção animal, Josiane Lage, que atua como Supervisora de P&D em Bovinos de Corte na Bellman / Trouw Nutrition. “O uso da vitamina B pode ser uma alternativa àqueles produtores que utilizam dietas ricas em concentrado (acima de 80%), dietas com silagem de milho grão úmido, milho reidratado e milho floculado. Ou seja, em dietas de alta digestibilidade que demandam um metabolismo mais ativo no fígado do animal”, explica a especialista.

Um dos benefícios é a redução da porcentagem de animais considerados “refugos de cocho”, pois a vitamina B protegida da degradação ruminal melhora a eficiência do sistema com retorno econômico positivo dentro da fazenda. “Embora os bovinos possam acumular reservas nutricionais de vitaminas A, D e E, o estoque de vitamina B é limitado. Ela não é estocada em quantidade substancial e pode se tornar insuficiente se o consumo de alimento está baixo e a exigência do animal está alta, principalmente em bovinos estressados ou com algum distúrbio metabólico”, explica Josiane.

Um dos sintomas apresentados pelos animais com deficiência de vitamina B, em geral, é a redução do apetite. Ao reduzir o consumo de alimento, em razão de estresse ou distúrbios metabólicos, o bovino de corte pode passar por um período de tempo com deficiência de vitaminas B devido à redução na síntese ruminal. Com isso, fica com reserva limitada dessa vitamina no corpo, o que pode acarretar impactos negativos no desempenho.

De acordo com a doutora em produção animal, as vitaminas do complexo B são essenciais para os animais e estão presentes em quase todos os alimentos que os ruminantes consomem. Mas, em muitos casos, esta não é a principal fonte que os bovinos utilizam, pois o complexo B proveniente do alimento é degradado no rúmen graças ao processo de fermentação ruminal. Algumas vitaminas são absorvidas através da parede ruminal, entretanto, microrganismos no rúmen utilizam e também produzem vitaminas B.