O projeto de integração do São Francisco tem 477 km de extensão e vai beneficiar 12 milhões de pessoas.

As águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco chegaram hoje(26) ao Ceará. Como ato simbólico de inauguração, o presidente Jair Bolsonaro fez a abertura da comporta responsável pela distribuição de água pela região.

Bolsonaro relembra que está ação faz parte dos compromissos do seu governo, de não deixar nenhuma obra parada. “Isso faz parte desse compromisso nosso e a gente fica muito feliz em trazer água para quem realmente precisa. Agricultura, irrigar a terra, levar água para a casa do cidadão nordestino aqui, que sempre teve carência disso e é uma novela enorme que está chegando ao fim.“, esclarece o presidente.

Por conta da pandemia, o governador do Ceará, Camilo Santana, não participou do evento. Nas redes sociais, o governador agradeceu a todos que participaram do desenvolvimento dessa obra histórica para o Nordeste. “Minha homenagem aos milhares de operários, engenheiros e colaboradores que dedicaram todo o seu esforço em dias incansáveis de trabalho. Só após superarmos este grave momento de pandemia, que já atingiu mais de cem mil irmãos e irmãs cearenses, deverei voltar ao local da transposição, para ver de perto as águas do São Francisco já no nosso Cinturão das Águas, por onde seguirão para garantir segurança hídrica para a população cearense.“, finaliza

Leia também

Em Penaforte, o presidente acionou a comporta que faz parte do Eixo Norte do projeto — que vai permitir a chegada das águas até o reservatório de Jati, seguindo para a Paraíba e Rio Grande do Norte. Outra parte do empreendimento, o Eixo Leste, levará água à Pernambuco e Paraíba. Segundo o presidente o objetivo é garantir a retomada das obras paradas.

O projeto de integração do São Francisco tem 477 km de extensão e vai beneficiar 12 milhões de pessoas quando todas as estruturas estiverem em operação.